
Os superalimentos estão na moda e vemos os seus benefícios apregoados um pouco por todo o lado. Tanto que, por vezes, se torna difícil saber o que devemos efetivamente consumir e aquilo que faz, ou não, bem à saúde. Para nos ajudar a decidir, a Universidade de Harvard publicou um artigo baseado nas recomendações das últimas diretrizes alimentares para os Estados Unidos. Daí saíram os 10 superalimentos que precisa mesmo de juntar à sua dieta e que podem fazer maravilhas no sentido de o ajudar a manter um estilo de vida mais saudável.
FRUTOS VERMELHOS
Extremamente ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes, estes frutos ajudam também a fortalecer o sistema imunitário. Por serem pouco calóricos, podem ainda ser importantes aliados na perda de peso, além de, devido ao alto teor de vitamina C, ajudarem na produção de colagéneo, o que evita o envelhecimento precoce. Podem ser ainda bons para ajudar a controlar a tensão arterial e evitar a prisão de ventre. Podem ser consumidos em iogurtes, com cereais, em smoothies ou como um snack a meio da tarde. E saiba que os congelados não perdem as suas principais propriedades.
PEIXE
Todos sabemos da importância do peixe na dieta, mas por vezes tendemos a menosprezá-lo. Não o faça, uma vez que é uma das melhores fontes de proteína, Ómega 3 e gorduras saudáveis, tudo o que ajuda a prevenir a doença cardiovascular. Podem ser consumidos frescos ou congelados, sendo que o atum, salmão e sardinha são dos que contêm mais Ómega 3.
VEGETAIS DE FOLHA VERDE-ESCURA
É fácil identificá-los pela cor, por isso quando for ao supermercado tenha em atenção que os vegetais com folhas verdes-escuras são os que trazem mais benefícios para a saúde, sendo uma ótima fonte de vitamina A, B e C, fibra e também de cálcio. Da lista fazem parte espinafres, acelga ou couve kale. Use e abuse destes veggies em sopas e saladas.
FRUTOS SECOS
Não é para comer às mãos cheias, mas introduzir pequenas quantidades de frutos secos na sua dieta traz vários benefícios. Avelãs, amêndoas, nozes e nozes pecan são uma excelente fonte de proteína e contêm gorduras monosaturadas, amigas do seu coração.
AZEITE
O azeite é uma gordura saudável, rica em vitamina E e também um ótimo antioxidante, essencial para fazer face ao envelhecimento precoce e prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias crónicas. Devido ao alto teor de gordura, deve ser consumido com moderação.
CEREAIS
Aveia, bulgur, arroz integral ou quinoa são ótimas opções de cereais para passar a incluir no seu menu diário. Boa fonte de fibra, têm-se revelado bons adjuvantes para reduzir o colesterol e proteger contra as doenças do coração e diabetes.
IOGURTE
Fonte de cálcio e proteína, o iogurte contém ainda os tão em voga probióticos, as chamadas bactérias amigas do organismo e que o ajudam a evitar outras indesejadas. Na hora de os comprar tenha, no entanto, atenção à quantidade de açúcar.
COUVES
Bróculos, couve flor, couve de Bruxelas ou couve roxa são outros dos vegetais incluídos na lista dos dez superalimentos sugeridos pela Universidade de Harvard. Fonte de fibras, vitaminas e outros nutrientes, que se acredita serem bons aliados para prevenir diversos tipos de cancros.
LEGUMINOSAS
Volte aos básicos e, se ainda não é adeto, introduza o grão, feijão, lentilhas, entre outras leguminosas no seu cardápio. Os benefícios são excelentes, sendo uma boa fonte de fibra e proteína e mais um aliado para prevenir doenças cardíacas.
TOMATE
Rico em vitamina C e licopeno, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que se tem revelado útil na prevenção do cancro da próstata, o tomate é o último dos superalimentos sugerido neste estudo. Inlcua-o em saladas, sopas ou junte à sua pasta.