As tendências têm forte impacto no turismo, com os destinos mais desejados a tornarem-se, ano após ano, também mais caro por força de serem esse tal objeto de desejo. A pensar nisso, ganha cada vez mais destaque o turismo de clones, que sugere destinos muito idênticos àqueles que estão na moda em tudo menos no preço. Veja as alternativas.
Troque Mikonos por Naxos
Mykonos, na Grécia, é famosa pela sua arquitetura e tornou-se num dos destinos mais desejados dos últimos anos, o que tem aumentado o custo de vida na ilha. Se procura um clone, experimente Naxos, que fica apenas a meia hora de ferry, e é uma alternativa mais autêntica e também bastante mais económica, igualmente com águas turquesas. O ritmo é mais tranquilo, as multidões menores e a sua carteira agradece.
Troca Mykonos por Puglia
Santorini é deslumbrante e romântica, mas, em termos de custos, rivaliza com Mykonos. Se procura algo com essa vibe, mas mais em conta, experimente Puglia, em Itália: é menos concorrida, mais autêntica e bastante mais económica. Para ver e encantar há vilas caiadas de branco, praias lindas e muita história.
Troque a Riviera francesa por Collioure
A Riviera Francesa há muito que se tornou no símbolo do luxo, pela sua água turquesa, restaurantes elegantes, atraindo um sem número de celebridades, e tornado o seu preço proibitivo. Se quer visitar França, mas não tem orçamento para esta parte - que engloba Cannes, Mónaco ou Saint-Tropez, experimente Collioure.
Situada muito perto da fronteira entre França e Espanha, é uma vila piscatória, onde pode encontrar uma gastronomia magnífica, assente no marisco e com vinhos locais premium. Para além de ser mais acessível do que as cidades e vilas da Riviera Francesa, Collioure oferece também um ambiente mais descontraído e tranquilo.