Mesmo depois de incontáveis traições, rainha Sofia apoia Juan Carlos até ao fim
O estado de saúde do rei emérito tem piorado bastante nos últimos tempos e, para surpresa de todos, a rainha emérita faz questão de se manter ao seu lado.O casamento de Juan Carlos I e Sofia não foi feliz. Não é segredo para ninguém que esta nunca foi uma união por amor. Durante os primeiros anos, o casal real ainda conseguiu esconder de todos a relação sem afetos que viviam entre paredes. Até ao nascimento de Felipe - o tão desejado herdeiro - ainda conseguiram manter uma espécie de família unida.
Depois de ter a sucessão ao trono assegurada, Juan Carlos deu 'via verde' à sua faceta de galã tendo traído a mulher incontáveis vezes. Já não escondia de ninguém a falta de respeito por Sofia, pois mantinha os seus affaires à vista de todos. Ainda assim nunca se divorciaram. Mantiveram um casamento de fachada até aos dias de hoje, embora agora já não finjam ser um casal.
Só que apesar de todo um passado muito sofrido e humilhante, a rainha emérita de Espanha parece não esquecer o marido. Agora, mais do que nunca, faz questão de acompanhar o estado de saúde de Juan Carlos, que tem vindo a piorar nos últimos tempos.
A mãe de Felipe VI sempre demonstrou ser uma pessoa extremamente religiosa e de valores tradicionais, desta forma, não abandona o marido e mantém-se a par de todos os resultados médicos, falando com o mesmo diariamente. Sabe-se que Juan Carlos I está seriamente arrependido por todo o mal que fez à mulher ao longo dos anos e diz-se que já terá chorado ao telefone com ela. Parece também que pediu perdão por todas as infidelidades que cometeu ao longo dos muitos anos de casamento.