O que vai acontecer aos Sem Abrigo do Porto com a morte de Pinto da Costa? "Ele era o principal financiador..."
Muitos dos mais necessitados da Cidade Invicta acabam de ficar "órfãos" com a partida de um dos seus principais benfeitores.Não foi uma nem duas vezes que o antigo presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, deixou o conforto da sua casa para passar a noite de Natal na sede do 'Coração da Cidade', ajudando a servir o jantar aos sem abrigo e ceando com voluntários. O líder portista era, por isso, uma presença habitual na Consoada organizada por aquela instituição desejando as Boas Festas a necessitados e voluntários.
Agora, após a sua morte, Fernando Póvoas, grande amigo de Pinto da Costa, não tem dúvidas que os sem abrigo do Porto vão sair prejudicados com esta partida: "Era um homem culto, muito inteligente, de resposta rápida e desconcertante, muitas vezes. Tinha um sentido de humor muito apurado, com uma ironia refinada, que deixava as pessoas desconcertadas também. Na vida foi sempre um homem com um coração grande”, começou por elogiar o médico referindo-se ao amigo em declarações a um programa do universo TVI.
Em seguida, expôs uma informação inédita sobre a vida pessoal de Pinto da Costa: "Hoje vou revelar uma coisa que ele nunca dizia porque era um homem discreto quando dava".
"Ele era o principal financiador dos sem abrigo do Porto. Foi o financiador ao longo de muitos anos, o principal, e que hoje os sem abrigo ficam um bocado órfãos", revelou. Num tom mais bem-disposto, acrescentou ainda: "O coração era tão grande que casou cinco vezes! Para vermos a qualidade daquela máquina a funcionar."