Papa Francisco sofre acidente ao sair da cama. Vaticano em alerta máximo com saúde do Sumo Pontífice
Aos 88 anos, o Papa Francisco está com a saúde cada vez mais debilitada e agora, depois de andar sempre de cadeira de rodas, deu uma queda grave no quarto. A Cúria está em pânico.
O Vaticano está em alerta depois de o Papa Francisco, que celebrou 88 anos este mês, ter aparecido com uma mancha roxa no lado direito do rosto, que se estende para a parte inferior do queixo e do pescoço, que chamou a atenção durante uma cerimónia em que elevou a cardeal 21 prelados, numa cerimónia que decorreu na Basílica de São Pedro.
O gabinete de imprensa do Vaticano acabou por explicar o que se passou com o Santo Padre. Afinal, o Papa Francisco bateu com o queixo na mesa de cabeceira na manhã de sexta-feira, 6 de dezembro, tendo sofrido um hematona. As preocupações com a saúde do líder da Igreja Católica são redobradas devido ao facto de este padecer de problemas de saúde ocasionais nos últimos anos e por usar atualmente uma cadeira de rodas devido às dores que sente nos joelhos e nas costas.
Os cardeais, que são os funcionários mais graduados da Igreja Católica, serão, em caso de morte ou demissão do Sumo Pontífice, quem terá a tarefa de entrar num conclave e escolher o sucessor do atual Papa. Portugal conta com quatro cardeais eleitores e que podem ser eleitos: Américo Aguiar, António Marto, Manuel Clemente e Tolentino Mendonça.