'Stôr' João Mota é o mentor do Clube dos Poetas Vivos, canta versos dos alunos e dá aulas na universidade
O 'stôr' Mota, devorador de livros e agora poeta, dá aulas de poesia na universidade onde estuda para ser psicólogo. Ele desafia os colegas de todos os cursos e está pasmado com as veias de poeta que anda a descobrir.
Amante de livros, leitor compulsivo, o ator algarvio João Mota, de 32 anos, que se tornou conhecido por ter participado no reality show da TVI 'Casa dos Segredos 2', onde foi o amor platónico da colega Fanny Rodrigues (hoje estrela da apresentação da TVI), decidiu, há dois anos, estudar Psicologia na Universidade Autónoma de Lisboa. Mas, como não consegue ficar quieto, criou há cerca de um mês 'O Clube de Poesia' e anda a espalhar estrofes, versos e rimas por todos os cursos desta universidade.
O ator que vimos recentemente no papel de Xavier Martins, na novela da SIC 'Lua de Mel', é o verdadeiro mentor do Clube dos Poetas Vivos da Autónoma e dá aulas instantâneas aos colegas e aos filhos destes, desde que se inscrevam para ouvir o 'stôr' Mota.
Com o lema "Inspirar Poesia, expirar Liberdade", João Mota tem andado de curso em curso, de sala em sala, a desafiar os alunos da Autónoma a mostrarem o Luís Vaz de Camões que têm escondido dentro de si. "Foi incrível… ainda sem palavras para descrever o que aconteceu", declara o aluno famoso da universidade liboeta, incrédulo com os poetas escondidos que descobriu.
"O objetivo inicial era tornar o Clube de Poesia, o mais humano e menos digital possível, e por isso a única forma que tenho de me expressar sobre o que foi, é convidar-vos a viver connosco momentos como o de ontem, que não pode ser repetido, mas que me deu a certeza que se está a construir um caminho bonito, de amor imenso, e que nesta frequência todos os momentos serão únicos. Obrigado a todos e acima de tudo obrigado a ti poesia", escreveu emocionado o ator e futuro psicólogo.