Tragédia. Quem era Renee Nicole Good, a mulher norte-americana morta pelo ICE e que está a chocar a América
A mãe de três filhos foi morta a tiro por um agente do ICE e o vídeo, viral, está a causar uma onda de revolta nos EUA.O momento em que uma mulher desarmada é baleada por um agente do Serviço de Imigração e Controlo Aduaneiro, ou ICE, foi captado em vídeo e está a causar uma onda de revolta nos EUA.
Tudo aconteceu esta quarta-feira, dia 7, no estado norte-americano do Minnesota, durante uma operação de controlo de imigração. As autoridades federais garantem ter-se tratado de legítima defesa, e que terá havido uma "tentativa de atropelamento" do agente que disparou.
A identidade da vítima foi entretanto revelada: trata-se de Renee Good, de 37 anos, nascida no estado norte-americano do Colorado. Mãe de três filhos, é descrita por quem a conhecia como "poetisa, escritora, mãe e boa vizinha".
A sua mãe disse ao 'The Minnesota Star Tribune' que Renee "era uma das pessoas mais bondosas que conheceu. "Cuidou das pessoas a vida toda. Era amorosa, compreensiva e carinhosa. Um ser humano incrível", revelou. "Provavelmente, estava aterrorizada", acrescentou, referindo-se à confusão gerada pelo ICE momentos antes do incidente.
A senadora Tina Smith, democrata pelo Minnesota, disse estar “de coração partido e furiosa” com a morte de Good, descrevendo-a como uma “cidadã norte-americana americana, mãe e residente nas Twin Cities”.
O governador do Minnesota, o democrata Tim Walz, culpou a Administração Trump pelo incidente. “Há semanas que alertamos que as operações perigosas da Administração Trump representam uma ameaça à segurança pública e que alguém iria ficar ferido”, disse, numa conferência de imprensa.