
Depois do internato no País de Gales, a infanta Sofia prepara-se para uma maior abertura ao mundo. Decidiu estudar Ciência Política e Relações Internacionais no exclusivo internacional Forward College, numa formação universitária que irá passar por Lisboa, Berlim e Paris.
No entanto, é a mudança para Portugal que está a gerar mais apreensão. Ouvida pela 'Lecturas', uma especialista em protocolo alerta para os perigos à espreita durante a vida de Sofia em Lisboa. "Ao contrário do que acontecia no País de Gales, em que ela estava num regime de internato, agora terá muito mais liberdade e consequentemente, uma maior exposição pública", alerta María José Gómez Verdú, acrescentando que a Casa Real espanhola terá como missão conseguir um equilíbrio entre esse lado mais exposto e a preservação do lado mais privado da infanta, bem como a normalidade da sua formação universitária.
"A mudança abre portas para uma experiência muito mais próxima da de qualquer universitário, com deslocações diárias pela cidade e participação em atividades que fogem do quadro fechado ao qual estamos habituados", concluiu a especialista, acrescentando que há questões de segurança que terão de ser ponderadas..