
Há 18 anos que a angústia tomou conta de Kate e Gerry McCann que, desde esse fatídico ano continuam sem saber o que aconteceu à filha mais velha, Madeleine, de apenas três anos, que desapareceu do quarto enquanto o casal passava férias em família na Praia da Luz, no Algarve.
Apesar da ausência de respostas, o casal nunca deixou de mover esforços para que Maddie fosse encontrada, e por estes dias, os pais ingleses tentaram acreditar que haveria um desfecho para o caso, com a polícia alemã a realizar buscas no Algarve, no sentido de encontrar pistas que incriminassem Christian Bruckner, pedófilo assinalado, e que vivia no Algarve quando Maddie desapareceu, havendo indícios de que pudesse ser o seu raptor.
No entanto, ao terceiro dia, as buscas foram declaradas encerradas sem que houvesse desenvolvimentos no caso ou alguma nova pista, o que, segundo revela o 'Radar Online' deixou Kate e Gerry "destruídos, frustrados e devastados". Segundo a publicação, apesar de não terem estado em Portugal, os pais de Maddie mantiveram-se em contacto permanente com a polícia, acalentado a esperança de que novos dados pudessem finalmente revelar o que aconteceu à filha, tantos anos depois. A ausência de respostas reavivou a dor, que continua sempre presente, mas que se exacerba em datas marcantes ou momentos chave.
Ainda no passado mês de maio, altura em que se assinalaram 18 anos desde o desaparecimento da menina, Katy e Gerry partilharam uma declaração tocante em que falaram sobre a dor que é viver sem Maddie.
"Maio é também o mês de aniversário de Madeleine – este ano o seu 22.º. Não importa quão perto ou longe esteja, ela continua a estar aqui connosco, todos os dias, mas especialmente no seu dia mais especial. Continuamos a celebrá-la como a pessoa muito querida e única que é. Temos saudades dela", escreveram os pais numa nota repleta de sentimento, publicada nas redes sociais, onde garantem que a busca por Maddie é um trabalho que nunca deixarão cair.
"Os anos estão a passar cada vez mais rápido e, ainda que não tenhamos notícias significativas para partilhar, a nossa determinação é não deixar uma única pedra por mover. E vamos fazer tudo o que seja possível para o conseguir".