
Na última semana, foi tornado público que José Castelo Branco ganhou mais um processo contra Roger Basile, com o tribunal a permitir que regresse a residir na sua casa de Nova Iorque. Enquanto nos Estados Unidos este assunto foi resolvido em tempo record, por cá há um ano que o processo de violência doméstica movido por Betty Grafstein decorre sem conhecer grandes avanços, para além do de divórcio.
Demoras que estão a deixar a defesa da socialite em fúria. Ao programa 'Noite das Estrelas', da CMTV, o advogado Alexandre Guerreiro não calou a sua revolta perante o tempo que passa sem que nada aconteça. "A grande imagem e a grande mensagem que é transmitida para o público, sobretudo em Portugal, é que o crime compensa. A justiça portuguesa entende não reagir. Qualquer vítima de violência doméstica devia estar preocupada com isto", começa por dizer, acrescentando que a Justiça portuguesa tem a sua quota-parte de responsabilidade em relação aos desfechos dos processos na América, uma vez que não informou as autoridades dos EUA sobre o processo de violência doméstica que decorre em Portugal nem para o facto de Castelo Branco ter viajado sem permissão das autoridades.
"Permitiu a uma pessoa proibida de sair do país conseguir evadir-se e nada fez para garantir que essa pessoa regressa. A Justiça não mostra qualquer tipo de interesse em trazer o arguido de volta a Portugal. E para todos os efeitos, para a Justiça de Nova Iorque é como se não existisse qualquer tipo de processo-crime, pois não houve essa comunicação".
Ao longo dos próximos tempos, Alexandre Guerreiro garante que vai fazer pressão perante a Justiça para acelerar a abertura de Instrução do processo de violência doméstica, requerido por José Castelo Branco.
Além disso, o advogado lamenta que também o processo de divórcio esteja como que "congelado". "É estranho e não acho normal. Não estamos a falar de diligências complexas"
"É mesmo a justiça que está simplesmente bloqueada e congelada por motivos que ninguém consegue explicar e que, por mais que nós tentemos desbloqueá-la e estimulá-la, ela não reage. Portanto, é mesmo por isto. Não se dá o caso de estar aqui a qualquer processo a ser empatado", conclui.