Aos 95 anos, Lima Duarte partilha vídeo emocionante que todos devem ver
O consagrado ator brasileiro fez algumas das personagens mais icónicas das novelas da Globo, como Zeca Diabo e Roque Santeiro.Lima Duarte, nome artístico de Ariclenes Venâncio Martins, celebrou os seus 95 anos de vida este sábado, dia 29 de março.
Ator e diretor, conta com mais de 70 anos de carreira na televisão e no teatro. Em 1948, participou na novela radiofónica 'Rádio Romance', e, no ano de 1951, fez parte do elenco da primeira telenovela brasileira, 'Sua Vida Me Pertence', projeto que lançou a sua carreira como um dos mais icónicos atores brasileiros, atuando em novelas como 'O Bem-Amado', Pecado Capital', 'Roque Santeiro' ou 'Caminho das Índias'.
Nas novelas da Globo e nas dezenas de papéis que interpretou, sublinham-se os inesquecíveis Zeca Diabo ('O Bem-Amado') e Sinhozinho Malta ('Roque Santeiro'), nesta última - considerada a melhor novela da história brasileira- onde tinha o famoso bordão "estou certo, ou estou errado?"
Passou também pelo cinema, participando em filmes como 'O Jogo da Vida' e' Crime de Zé Bigorna', ambos em 1977, este último valendo-lhe o prémio de Melhor Ator no Festival de Brasília. Lima Duarte também trabalhou com vários realizadores portugueses como José Fonseca e Costa ou Paulo Rocha nos anos 80.
Para celebrar os 95 anos, partilhou nas suas redes sociais um vídeo que mostra o percurso da sua vida e carreira.