Como eles eram e como eles estão: guerras e divórcios separam família real espanhola este Natal
Longe vão os tempos em que o Palácio da Zarzuela era palco de uma enorme reunião familiar no Natal.
Longe vão os tempos em que os reis eméritos de Espanha, Juan Carlos e Sofia, reuniam os três filhos – Elena, Cristina e Felipe – os genros, a nora e os vários netos no Palácio da Zarzuela para um Natal com muita animação, alegria e harmonia familiar.
Depois de inúmeros atritos familiares, escândalos e divórcios, a família real passa agora as festividades "cada um para seu lado".
Pilar Eyre – conhecida jornalista espanhola especialista em assuntos da realeza – já desvendou alguns pormenores sobre os vários "grupos" deste ano, na sua crónica semanal da revista 'Lecturas'.
"Já podemos revelar que a família vai dividir-se em três", começa por escrever.
No Palácio da Zarzuela, serão apenas seis: "O casal real, as suas duas filhas e a mãe de Letizia, acompanhada do seu namorado, com quem vive em Murcia", garante Pilar.
As infantas Elena e Cristina, ambas divorciadas, sairão de Espanha para passar o Natal com o pai, Juan Carlos... e a sua "namorada", Marta Gayá.
"As suas filhas não o vão deixar passar o Natal sozinho. Elas poderiam ir para Abu Dhabi, mas na realidade Juan Carlos passa mais tempo na Suíça do que nos Emirados Árabes Unidos. Recordemos que na Suíça vive o seu grande amor, Marta", continua Pilar Eyre.
"Portanto, eles decidiram reunir-se em Genebra, como fizeram no ano passado, e celebrar o Natal no Four Seasons, tudo sem pagar, claro, já que o príncipe saudita dono do hotel é amigo do rei emérito. Será uma grande reunião: Elena, Cristina, os seus filhos, os seus companheiros e, quem sabe... Marta Gayá'", acrescentou.
E qual será então o destino da rainha emérita Sofia? "Desde a pandemia que Sofia passa os Natais sozinha na sua mansão na Zarzuela, com a sua irmã. De certo receberá muitos telefonemas, da sua família grega, dos seus primos alemães... apesar de gostar de ir para a cama cedo, nessa noite Sofia irá esperar pela Missa do Galo e lá estará com o filho".
Eyre explica então que, embora acabe por vê-los na missa à meia-noite e apesar de estarem todos sob o teto do Palácio da Zarzuela, Sofia nunca se junta a Felipe e Letizia.