Continua a guerra na casa real da Dinamarca: rainha Margarida sem os filhos no Natal depois de retirar títulos
Príncipe herdeiro Frederik e príncipe Joachim estão de fora do jantar natalício, depois de a monarca retirar títulos a quatro netos.
A paz continua a estar longe de chegar à família real dinamarquesa. A casa real da Dinamarca anunciou que a rainha Margarida não irá passar o Natal com os dois filhos, após a polémica causada pela retirada dos títulos aos netos. No seu posto, estará a princesa Benedikte, irmã da monarca.
Em comunicado, a casa real pretendeu evitar que este facto levante ondas e preferiu esclarecer o porquê da ausência dos príncipes Frederik e Joachim, afirmando que o primeiro irá passar a época festiva na Austrália, de onde é oriunda a princesa Mary, e o mais novo irá viajar para o estrangeiro com a sua mulher e filhos.
Recorde-se que a rainha ditou que quatro dos seus netos – Nikolai, 23, Felix, 20, Henrik, 13, e Athena, 10 – já não serão tratados como ‘Sua Alteza’ e perderão, a partir de janeiro de 2023, os títulos de príncipe, ficando apenas com o título de condes de Monpezat.
"A rainha deseja criar a estrutura para que os quatro netos possam moldar suas próprias vidas em uma extensão muito maior, sem serem limitados pelas considerações e deveres especiais que uma afiliação formal à Casa Real da Dinamarca como uma instituição envolve", foi a justificação dada na altura.