Continua o escândalo: decisão da princesa Amália deixa Países Baixos à beira de um ataque de nervos
A herdeira do trono dos Países Baixos foi obrigada a dar explicações depois de decisão polémica.
A princesa herdeira dos Países Baixos, Amália, de 20 anos de idade, está no centro da polémica. Tudo porque a filha mais velha dos reis Máxima e Guilherme enviou uma carta ao primeiro-ministro do país a pedir uma quantia avultada de dinheiro, que antes tinha recusado. Amália já justificou a mudança de atitude.
Mas vamos por partes. Quando completou 18 anos de idade, a princesa herdeira do reino renunciou aos 300 mil euros anuais a que tinha direito, e aos 1,5 milhões de euros que lhe são devidos por lei. Na altura, disse que só iria mexer neste dinheiro em caso de despesas relacionadas com as suas funções como herdeira do trono dos Países Baixos. Mas, entretanto, mudou de ideias, o que está a deixar os súbditos do reino irritados.
Há poucas semanas, Amália anunciou que quer os 1,5 milhões de euros e foi confrontada pela imprensa holandesa sobre essa decisão durante a tradicional pose de família de verão. Perante a polémica levantada, a princesa decidiu dar explicações ao país. E a razão está relacionada com o seu futuro.
Amália quer o dinheiro para "poupá-lo". Ou seja, a filha mais velha de Máxima e Guilherme pretende capitalizar os 1,5 milhões de euros, economizar e aplicar este valor para ser utilizado na sua preparação para um dia ser rainha dos Países Baixos. A princesa pretende continuar a estudar e investir na sua formação exaustiva.