Donald Trump: 71 anos, 71 imagens marcadas pela polémica
No dia em que um seu amigo foi baleado, o congressista Steve Scalise, o presidente dos Estados Unidos celebra o seu 71.º aniversário. Deixamos-lhe as imagens mais marcantes de um percurso marcado por muita controvérsia.
Donald Trump, o 45.º presidente dos Estados Unidos é capaz de ficar para a história como o mais controverso de todos os líderes norte-americanos e, até, mundiais.
Mas a vida de Trump ficou desde muito cedo marcada pela polémica, pois já em criança mostrou ter mau-feitio e ser muito difícil de educar. "Uma das vezes atirou um bolo de aniversário a todas as pessoas que estavam na festa. Mas foi mais longe quando atirou um apagador a um dos seus professores, que ficou com o olho inchado e negro. O pai era muitas vezes chamado a escola por causa do mau-comportamento do filho", relata o biógrafo Michael D'Antonio.
Houve um dia em que o pai foi obrigado a tomar uma atitude mais drástica, privando o filho das mordomias da mansão onde viviam, no bairro do Queens. Fred Trump decidiu que o melhor seria enviá-lo para um colégio interno de regras e disciplina rigorosa.
Tinha 13 anos quando ingressou por ordem paterna na academia militar. Foi lá que fez da competição o seu 'modus vivendi'. Competia com tudo e com todos e não se permitia nunca perder.
Depois da sair da academia, passou a frequentar uma das faculdades mais conceituada na área das finanças e economia: a Universidade de Wharton, na Pensilvânia. Donald Trump estava decidido a fazer uma carreira de sucesso e a trabalhar fora da alçada do pai. Não queria construir moradias populares, nem ficar no bairro do Queens. Aspirava em conquistar Manhattan. E conseguiu-o!
A sua vida sentimental sempre foi muito polémica e a sua opinião sobre as mulheres gerou grande controvérsia durante a sua candidatura a presidente dos Estados Unidos. Casou três vezes: com Ivana, a atriz Marla Maples e a modelo Melania e é pai de cinco filhos.