Ed Sheeran é ilibado de plágio e atira: "Eu não sou uma empresa, sou um ser humano"
O artista inglês venceu as acusações de que havia copiado abusivamente um tema de Sami Switch e Ross O’Donoghue para compor o seu single de sucesso, ‘Shape of You.’
Ed Sheeran ganhou, esta quarta-feira, em tribunal o caso de plágio no qual se viu envolvido, após ter sido rebatida a acusação de que tenha copiado o tema ‘Oh Why’, de Sami Switch, para compor ‘Shape of You’, tema de 2017, que se tornou num grande sucesso da música pop.
"Ainda que existam semelhanças [entre as duas músicas], existem também diferenças significativas. Concluo que o sr. Sheeran não tenha subconscientemente copiado ‘Oh Why’ para criar o ‘Shape of You.’", afirmou o juiz Justice Zacaroli durante o parecer.
O músico inglês, de 31 anos, reagiu depois em vídeo, mostrando-se desiludido por estas ações judiciais que considera estarem a vulgarizar-se: "Ainda que estejamos obviamente felizes com o desfecho, eu sinto que estas alegações estão a tornar-se demasiado comuns. Há uma cultura na qual onde uma alegação é feita com a ideia de que o acordo vai ser mais barato do que levar o caso para tribunal, ainda que seja infundado", começou por afirmar.
"É muito prejudicial à indústria da composição. Há um número finito de acordes usado na música pop. Coincidências acontecem quando 60 mil temas são lançados todos os dias no Spotify. São 22 milhões de temas por ano e só há 12 notas disponíveis. Só quero dizer que não sou uma empresa, sou um ser humano, sou um pai, sou um marido, sou um filho. Processos judiciais não são uma experiência agradável e eu espero que, com esta decisão, alegações sem fundamento no futuro sejam evitadas no futuro", rematou.