- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Homenagem

Morreu Gina Lollobrigida, um dos nomes maiores do cinema italiano

A atriz tinha 95 anos de idade. Chegou a ser considerada a "mulher mais bela do mundo".
16 de janeiro de 2023 às 16:41
Gina Lollobrigida, atriz, itália Foto: Chris Helgren/X00378

A atriz italiana Gina Lollobrigida morreu esta segunda-feira, 16, em Roma. Tinha 95 anos de idade. A grande rival de Sophia Loren, foi um dos nomes grande do cinema italiano no pós II Guerra Mundial.

Nasceu em Subiaco, Itália, a 4 de julho de 1927. Partiu para Roma ainda jovem para estudar no Instituto de Belas Artes. Posou como modelo fotográfico para sobreviver e ficou no terceiro lugar no concurso Miss Itália, em 1947.

pub

A carreira de Gina Lollobrigida no cinema começou com pequenas figurações nos populares 'film operetta', de muito sucesso na Itália do pós-guerra. Os primeiros papéis de destaque surgiram com 'Toque a Rebate' (1949), de Luigi Zampa, 'Achtung Banditi' (1951), de Carlo Lizzani, aqui ao lado do jovem Marcello Mastroianni e 'Fanfan la Tulipe' (1952), de Christian-Jaque, que a viria a consagrar também em França.

Em 1953, a comédia romântica 'Pão, Amor e Fantasia', de Luigi Comencini, valeu-lhe a nomeação para um BAFTA da Academia de Cinema Britânica para Melhor Atriz Estrangeira. Referência de beleza para os padrões da época, chegou a ser considerada "a mulher mais bela do mundo", após ter dado corpo à cantora lírica Lina Cavalieri em 'A Mais Bela do Mundo, em 1955. Com este papel conquistou o David di Donatello para Melhor Atriz (o equivalente aos Óscares norte-americanos).

Sonhava ser dirigida pelo realizador Steven Spielberg, um desejo nunca concretizado.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub