O regresso polémico de Greta Thunberg! A ativista que passou de menina a mulher e que foi ontem presa na Bélgica
Ainda se recorda da jovem sueca que correu o mundo exigindo à comunidade internacional que tomasse medidas para evitar as mudanças climáticas? Hoje tem 21 anos, e depois das suspeitas que mancharam o seu ativismo, foi detida este sábado em Bruxelas.
Com síndrome de Asperger e vegan, Greta Thunberg foi, aos 15 anos, o rosto da luta mundial contra crise climática. Em apenas um ano, a jovem sueca ganhou mediatismo a nível mundial. Só que o seu ativismo ambiental ficou manchado por suspeitas de que várias organizações estariam a tirar grandes dividendos financeiros da luta da "menina verde".
Na Suécia, o seu país natal, foram publicadas notícias de que os pais, Malena Ernman, cantora lírica, e Svante Thunberg, ator e produtor, embolsaram avultadas somas de dinheiro. Enquanto Malena abandonou a carreira artística para se dedicar à filha mais nova, Beate, também ela, tal como Greta, portadora TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade], já o pai Svante ocupou-se em exclusivo à agenda da ativista, acompanhando-a em todas as suas viagens pelo mundo.
Entretanto, e depois de uma fase em que se falou menos de Greta Thunberg, a jovem mulher - agora com 21 anos - voltou a ser notícia. Foi uma das dezenas de pessoas detidas este sábado, 5 de outubro, depois de ter protestado contra o fim dos subsídios da União Europeia aos combustíveis fósseis.
A ativista sueca encontrava-se entre as várias centenas de manifestantes das organizações 'Unidos pela Justiça Climática' e 'Rebelião da Extinção'", que bloquearam uma das avenidas de Bruxelas, a poucos quilómetros dos edifícios do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.