Os segredos à volta da princesa Leonor: o que se sabe e o que Letizia e Felipe VI fazem questão de esconder sobre a herdeira do trono de Espanha
A futura rainha de Espanha, Leonor, tem vivido sob a proteção máxima dos pais, mas ao aproximar-se da vida adulta todos os olhos estão na princesa.
Nos últimos meses, a princesa Leonor passou por grandes mudanças e a imprensa espanhola está de olho em todos os passos da herdeira do trono, que está quase a entrar na vida adulta. Mas ainda há muitos mistérios à volta da filha mais velha de Felipe VI e Letizia.
O site 'El Nacional' destaca alguns aspectos da vida da princesa Leonor que os reis de Espanha têm feito questão de manter em segredo. A jovem de 17 anos passou dois anos longe de Espanha, a fazer o ensino secundário num colégio do País de Gales. Com o fim da formação, a casa real escondeu as notas de Leonor.
Não se sabe até hoje como foi o aproveitamento escolar de Leonor, nem que assuntos interessavam mais a adolescente, ao contrário do que aconteceu com o seu pai. A Zarzuela liderada pela rainha Sofia e pelo rei Juan Carlos fazia questão de revelar pormenores do perfil do então príncipe Felipe.
"Através dos seus professores, colegas da escola e do seu tutor, o militar Alcina, soubemos que aos 5 anos tocava flauta, quando lhe perguntavam qual era a disciplina que mais gostava ele respondia 'sesta', adorava atuar e participou de várias comédias teatrais, soubemos das suas vacinas, das constipações, das faringites, do seu grupo sanguíneo – A positivo –, da lesão que sofreu no dedo mindinho com uma porta e do corte no queixo por causa do skate", comentou num artigo antigo a especialista na casa real espanhol Pilar Eyre.
A rainha Sofia chegou a dizer ao público que filho tinha se tornado "mimado" aos 15 anos, por isso tinha decidido que estava na hora de o futuro rei estudar no exterior. O seu tutor chamou-o "preguiçoso". Sobre Leonor não se sabe quase nada, apenas que fala várias línguas.
Na semana passada, Leonor ingressou na academia militar de Saragoça, onde vai ficar por três anos a preparar-se para ser rainha e debaixo de uma educação rigorosa. Ao assinar os documentos de admissão, Leonor revelou que é canhota, uma informação que passou despercebida até agora.
Sabe-se agora também que Leonor tem como tutora na academia militar Margarita Pardo de Santayana, a primeira mulher a assumir a chefia de um batalhão da força aeromóvel do exército. Atualmente é a única mulher na sala militar do rei, noticia o 'La Razon'. Margarida é filha e irmã de militares, muito religiosa, casada e mãe de cinco filhos.