Princesa Leonor jura bandeira perante olhar babado do rei de Espanha
A filha mais velha dos reis de Espanha no centro de mais uma etapa da sua carreira militar.
A herdeira do trono de Espanha cumpriu este sábado mais um importante passo na sua vida militar. A princesa Leonor jurou bandeira, perante o olhar babado do pai, o rei de Espanha. Letizia também marcou presença na cerimónia, mas a rainha nunca viu com bons olhos a filha mais velha ir para o exército, mas Felipe bateu o pé e a filha foi mesmo para a academia, tal como tinha acontecido com ele, em 1985.
Leonor beijou a bandeira e assumiu mais este compromisso, aos 17 anos, sob o olhar dos camaradas de armas e dos pais.
No total, 411 cadetes prestaram este sábado juramento de bandeira na Academia General Militar. Antes deste ato simbólico, muito importante para estes militares, o rei de Espanha foi recebido com salvas de artilharia, passando depois revista às tropas em parada.
"Vocês juraram e prometeram cumprir fielmente as vossas obrigações militares, manter e garantir a Constituição, como norma fundamental do Estado, obedecer e respeitar o Rei e os seus líderes, nunca abandoná-los e, se necessário, dar a vossa vida em defesa de Espanha. Não há compromisso com maior entrega", disse o monarca.
"Prestaram juramento diante da bandeira, que beijaram, símbolo que une todos vocês, que une todos nós, espanhóis. Representa um legado de uma nação construída com esforço de gerações e gerações. É um património de imenso valor, de séculos de história partilhada, cheio de desafios, sonhos e sacrifícios de milhões de pessoas", acrescentou o rei.