Qual é a verdadeira relação de Leonor e Sofia? Filha mais nova de Felipe VI e Letizia recusa-se a ser a 'substituta' da irmã e diz 'Basta!'
A infanta Sofia sofrerá do mesmo problema pelo qual passou - e continua a passar - o príncipe Harry de Inglaterra. Dói-lhe ter o papel de suplente.Sofia vive o drama de estar permanentemente na sombra da irmã, a princesa Leonor de Espanha. Nascer um ano e meio depois da herdeira do trono empurrou a infanta para um papel secundário. Tão secundário que não a deixam "desabrochar" como qualquer outra jovem da sua idade. Por ser alta - mais alta do que a irmã e a própria mãe - tem de usar constantemente sapatos rasos e a sua roupa é muito infantilizada. Só para não apagar o brilho de Leonor.
Há 17 anos que vive essa condição. Agrada-lhe? Não, não agrada, mas não lhe é permitido mudar a situação. Nasceu naquela família, portanto, não há como alterar esse destino. Sofia parece que já se conformou, mas espera ansiosamente pelo tempo em que se poderá "libertar" desta "gaiola dourada", chamemos-lhe assim. Uma gaiola que não é tanto sua. É muito mais da irmã.
Mas prestes a atingir a maioridade [em abril] filha mais dos reis de Espanha começa a dar sinais de rebeldia. Letizia e Felipe já não sabem como agir perante a intransigência da jovem infanta. Sofia já terá dito aos pais que quer ser ela a decidir o seu próprio caminho e está determinada a não permitir à coroa que lhe diga por onde ir, que curso fazer ou se vai ou não fazer formação militar tal como a irmã.
A infanta Sofia está determinada a seguir um caminho diferente da sua irmã mais velha, Leonor, que é obrigada a ter formação militar. Segundo o 'El Nacional', quando terminar o ensino secundário a filha mais nova de Felipe VI e Letizia quer entrar na universidade e ser ela a escolher o curso superior.