Rei Carlos III faz homenagem a Isabel II no primeiro Discurso do Rei em mais de 50 anos
O rei Carlos III não esqueceu a mãe, sua antecessora no trono britânico, na cerimónia que teve lugar no Parlamento britânico.
O rei Carlos III fez hoje o seu primeiro Discurso do Rei, também o primeiro da monarquia desde 1950, perante o parlamento britânico, e relembrou a sua mãe, a falecida rainha Isabel II, nas primeiras palavras de um discurso que durou dez minutos.
"É com consciência do legado de serviço e devoção a este país estabelecido pela minha amada mãe, a falecida rainha, que eu faço o primeiro Discurso do Rei em mais de 70 anos", afirmou o monarca do Reino Unido, de 74 anos, ao lado da rainha Camilla.
De forma oposta ao que acontecia nos últimos tempos do reinado de Isabel II, a cerimónia aconteceu com pompa e circunstância: de manhã, duas processões formaram-se para viajar desde o Palácio de Buckingham até às Casas do Parlamento e o rei surgiu com a Coroa Imperial e um manto de Estado.
Centenas de contestatários à monarquia também quiseram fazer parte da "festa" e gritaram cânticos de ordem como "Não é o meu rei" nas proximidades do Palácio de Westminster.