
Os reis Carlos III e Camilla de Inglaterra surgiram ontem, 18 de outubro, num cerimónia organizada pelos comerciantes de Londres. Esta noite de gala foi a oportunidade encontrada pela nova rainha para usar uma das joias mais conhecidas da coroa britânica e que era uma das peças favoritas de Isabel II por ser um presente que recebeu da avó por ocasião do seu casamento com o príncipe Philip.
Desde que casou com Carlos, então, herdeiro ao trono, Camilla Parker-Bowles já usou muitas tiaras, só que nunca se atrevera a aparecer em público com uma peça tão ligada à sogra. A joia, conhecida como o Diadema 'Girls of Great Britain and Ireland', está indubitavelmente relacionada com a imagem da antiga monarca e a mulher que esteve mais tempo sentada no trono de Inglaterra.
Será que a mulher do rei britânico, que usou um vestido preto de Bruce Oldfield bordado a prata, considerou que esta era o adorno de cabeça que melhor combinava com o vestido ou terá sido uma forma de marcar a sua posição real? Não há dúvidas de que Camilla Parker-Bowles quer mesmo fazer-se notar e este diadema, um presente das Meninas da Grã-Bretanha e da Irlanda, um círculo de mulheres influentes do final do século XIX, e oferecido por Lady Eva Greville a Maria de Teck por ocasião do seu casamento, em 1893, com o príncipe Alberto, futuro rei George V, é a melhor forma de mostrar o quanto é importante no seio da realeza e, sobretudo, da monarquia.