- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Casas Reais

Sem apupos e insultos! Felipe e Letizia emocionam-se ao visitar os locais mais afetados pelos incêndios em Espanha

Os reis estiveram na região de Zamora para se inteirarem pessoalmente dos estragos e apoiar a população afetada.
Por FLASH! | 28 de agosto de 2025 às 11:23
Felipe e Letizia visitam áreas afetadas por incêndios em Espanha Foto: LUSA_EPA
Felipe e Letizia visitam áreas afetadas por incêndios em Espanha Foto: LUSA_EPA
Felipe e Letizia visitam áreas afetadas pelos incêndios em Espanha Foto: LUSA_EPA
Felipe e Letizia visitam áreas afetadas pelos incêndios em Espanha e mostram preocupação Foto: Instagram
Rei Felipe e Rainha Letizia visitam áreas afetadas pelos incêndios em Leão e Zamora, Espanha Foto: Instagram
Felipe e Letizia visitam áreas afetadas por incêndios em Zamora e Leão Foto: Instagram
Felipe e Letizia visitam zonas afetadas pelos incêndios em Leão e Zamora Foto: Instagram
Felipe e Letizia visitam áreas afetadas pelos incêndios em Zamora e Leão, encontrando bombeiros e moradores Foto: Instagram
Felipe e Letizia visitam locais afetados pelos incêndios em Espanha, como Zamora e Leão Foto: Instagram
Rei e Rainha visitam zonas afetadas pelos incêndios em Leão e Zamora Foto: Instagram

Tal como aconteceu em Portugal, também a Espanha enfrentou incêndios devastadores que deixou populações sem os seus haveres e com uma paisagem pintada de negro. Felipe e Letizia, acompanharam de perto a evolução dos fogos, sendo que o rei do país vizinho acabou mesmo por encurtar as suas férias para ir visitar a unidade militar de emergências. 

Esta quarta-feira, 27 de agosto, agora que tudo está mais calmo, o casal real iniciou as suas visitas aos locais mais afetados pelos incêndios, onde poderão ver os estragos, falar com os responsáveis das forças de emergência e também com a população. 

pub

León, foi uma das paragens, local onde arderam mais de 100 mil hectares. O Parque Natural de Las Médulas foi uma das visitas mais impressionantes, dado os estragos devastadores, sendo que a UNESCO está a considerar incluí-la na lista do Património Mundial da Humanidade em perigo, se não forem tomadas medidas adequadas com urgência.

Perante a paisagem destruída, Felipe afirmou que é uma imagem "dura, mas esperançosa". O destacou que "há uma réstia de esperança, porque se percebe o que foi possível salvar e há muitas possibilidades de melhoria". Mostrou-se visivelmente preocupado com os habitantes das populações vizinhas, cujas "vidas quotidianas" mudaram para sempre.

pub

Felipe afirmou também que ainda "há muito esforço a fazer" por parte das instituições para "impulsionar a economia da região".

Estiveram também em Zamora, no Lago de Sanabria e nas serras Segundera e Porto, uma área natural protegida. Felipe e Letizia foram recebidos pelo presidente da Junta, pela ministra da Igualdade e pelo presidente da câmara. Em seguida dirigiram-se ao centro de comando avançado do incêndio e puderam conversar com os efetivos que trabalharam nas tarefas de extinção, como bombeiros e agentes da Junta de Castela e Leão.

pub

Um dos objetivos do casal real para estas visitas é conhecer em primeira mão os danos sofridos e as necessidades das pessoas afetadas, e como tal, também falaram com alguns dos moradores desta zona. Para além disso também mostraram o seu agradecimento a todas as equipas que contribuíram para combater os incêndios e proteger a população.

A visita aos locais mais afetados continuará até ao fim da semana, sendo que esta quinta-feira rumarão à Galiza, onde irão até ao Centro de Coordenação do XIV Distrito Forestal de Verín, e depois na sexta-feira estarão na Extremadura.

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub