Zanga de irmãos! Frederik e Joachim da Dinamarca estão de costas voltadas
Afinal, não é só William e Harry de Inglaterra que têm uma relação fria. Os príncipes dinamarqueses também não se dão assim tão bem e, desde que a rainha Margarida tomou uma decisão polémica, as coisas azedaram ainda mais.
A rainha Margarida decidiu reorganizar a casa real da Dinamarca, retirando os títulos de príncipes aos filhos do príncipe Joachim, uma decisão que aparentemente não está a cair bem na família. Foi através de um comunicado que a monarca revelou que quatro dos seus oito netos deveriam deixar de ser tratados como "Sua Alteza" e que perderiam, também, a partir de janeiro de 2023, os títulos. Os atingidos por esta medida são os filhos de Joachim: Nikolai, 23, Felix, 20, Henrik, 13, e Athena, 10. Deixam de ser príncipes e ficam apenas com o título de condes de Monpezat.
Esta decisão vem piorar a já difícil relação de Joachim com Frederik, o príncipe herdeiro. Muito menos mediáticos do que William e Harry, filhos do rei Carlos III de Inglaterra e da falecida princesa Diana, os dois príncipes da Dinamarca, também manterão um relação marcada pela distância há já vários anos. Diz-se até que este é um fenómeno habitual entre as famílias reais, ou seja, os irmãos mais novos sentirem que estão a viver na sombra dos príncipes herdeiros.
Segundo os tablóides do reino escandinavo, os irmãos Frederik e Joachim não se entendem desde que o mais novo decidiu sair da Dinamarca para fixar residência em Paris com sua segunda mulher, Marie Cavallier: "A casa real vive um pouco mais feliz sem ele, e o príncipe não tem lugar em nenhum compromisso oficial", disse um especialista da Coroa ao 'Se og Hør', em 2019.
Antes de se mudar para Paris no verão passado, Joachim e sua esposa Marie já aparentavam viver à margem da família real da Dinamarca, desprezando voluntariamente vários eventos. Ao que parece, Joachim teria sentido a necessidade de ser independente, tal como aconteceu com o príncipe Harry.