
Sem império e sem poder regressar a Angola, Isabel dos Santos vive exilada há seis anos. No princípio ainda dividia-se entre as várias mansões que possui, sempre fez questão que os filhos estudassem no Reino Unido, visitava a Rússia com frequência e gostava dos luxos do Dubai. Mas há quatro anos que a filha mais velha de José Eduardo dos Santos está a braços com a justiça e viu várias das suas contas serem congeladas. Agora, confessa estar a viver com ajuda dos amigos nos Emirados Árabes Unidos.
Numa entrevista ao 'The Sunday Times', publicada também no 'Expresso', a jornalista cita Isabel ao dizer que está a passar dificuldades financeiras, os amigos é que lhe pagam a renda e as contas do restaurante. As roupas de marca que possui – as que mais gosta de exibir são Chanel, Prada, Dolce & Gabbana, Gucci – têm dez anos.
A empresária vive num luxuoso condomínio no Dubai, com mordomias como ginásio, piscinas, jardins privados, sauna e restaurantes à disposição. Um aluguer de um apartamento de luxo no naquela cidade, com três quartos e vista para o mar, pode ultrapassar os 750 mil euros ao ano, segundo imobiliárias locais.
Isabel ainda poderá ter acesso a algum dinheiro da fortuna que tinha em bancos internacionais, noticiam aqueles jornais. Em dezembro, o Tribunal Superior de Londres congelou os bens da empresária num caso relacionado com a Unitel, mas aprovou um limite de gastos de 15 mil libras por semana (17,5 mil euros) para ela própria, 5 mil libras (5,8 mil euros) por semana para cada um dos cinco filhos, e 50 mil libras (58,4 mil euros) por ano para cada um dos filhos usar nas despesas de educação. "Todas as minhas contas estão congeladas, o que significa que não tenho acesso a quaisquer fundos", insistiu Isabel.
Isabel dos Santos tem quatro filhos e um enteado, fruto de uma relação de Sindika Dokolo anterior ao casamento com ela. Os mais novos estão a estudar no Reino Unido, onde ela também fez a sua educação, e vivem rodeados de amas e guarda-costas. O mais velho, o enteado, "está a estudar e a fazer entregas para a Uber Eats", revelou a empresária.
Isabel dos Santos, de 50 anos, tem um mandado de captura internacional emitido pela Interpol devido às suspeitas dos "crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro" em Angola, em que arrisca uma pena máxima de 12 anos de prisão.
Em junho, a empresária foi condenada por um tribunal de Amsterdão por gestão danosa e falsificação de documentos, que terão permitido desviar 52,6 milhões de euros da Sonangol.