
Os reis Felipe VI e Letizia foram os grandes ausentes da festa dos 18 anos de idade de Irene Urdangarín – talvez por causa da presença de Iñaki –, mas a infanta Cristina fez questão de marcar presença no evento organizado pelos reis para celebrar a maioridade da princesa Leonor. Entretanto, a imprensa espanhola dá conta de um outro encontro, com "uma noite muito agradável na Zarzuela", por ocasião do aniversário de Doña Sofia. Já em dezembro, Cristina tinha estado com Felipe e Letizia num restaurante em Madrid para celebrar o aniversário da irmã, a infanta Elena.
Depois do afastamento de Cristina do círculo próximo dos reis, na sequência do caso Nóos, em que o ex-marido da infanta, Iñaki Urdangarín, foi condenado a seis anos e três meses de prisão, por fraude e desvio de dinheiro – Cristina chegou a ser acusada mas acabou absolvida –, parece que a situação começa a normalizar-se.
Com Letizia em Paris para os Jogos, Felipe e Cristina tornaram pública a sua reconciliação. Foram fotografados juntos à chegada ao casamento de Victoria López-Quesada, o que não acontecia há mais de seis anos. "Mostrou-se ao mundo em todo o seu esplendor", destacou a especialista em realeza Pilar Eyre, no seu blogue no 'Lecturas'. Há que sublinhar que Felipe VI e a infanta Cristina tinham uma zanga de quase 15 anos.
Os primeiros sinais de reconciliação foram dados quando os dois filhos mais novos de Cristina, Irene e Miguel Urdangarín foram viver para o palácio da Zarzuela aos cuidados do tio, o rei Felipe VI (padrinho, no caso de Miguel). Cristina passou a visitar mais vezes o palácio e até recuperou parte da vida social que perdeu com a prisão do pai dos seus filhos.
Resta saber como vai ficar a relação entre a rainha Letizia e a cunhada. Segundo Pilar Eyre, "a fratura que a separa da cunhada é intransponível", apesar do entendimento dos irmãos após anos sem se falarem. "E não há ninguém que possa resolver isso", sublinha a especialista.
Ainda que os laços familiares estejam agora mais apertados do que anteriomente, tudo indica, e de acordo com a imprensa espanhola, que as imagens de Letizia e Cristina juntas, a partilharem confidências e sorrisos não estão para ser vistas assim tão cedo.