Longe dos pais e das mordomias do Palácio da Zarzuela, a infanta Sofia rumou a Lisboa em setembro do ano passado para uma experiência académica no nosso país. A filha mais nova de Felipe VI e Letizia está a estudar no Forward College, na Rua das Flores, no Chiado, e frequenta o curso de Ciência Política e Relações Internacionais, levando uma vida tranquila e dedicada à sua formação universitária nesta instituição europeia com ligações à London School of Economics.
A residência estudantil da Forward College está localizada em Benfica e as regras são apertadas. Com vigilância 24 horas, é proibido fumar, ter animais de estimação ou receber visitas durante a noite naquele local. A vantagem? O bom acesso a transportes e a proximidade ao Monsanto, o que faz com que a infanta Sofia possa equilibrar de forma tranquila os estudos com momentos de lazer.
Ainda assim, a irmã da princesa Leonor está sempre sob vigilância e não apenas por agentes da polícia espanhola. O ‘Correio da Manhã’ avança que a 3.ª Divisão da Polícia de Segurança Pública de Lisboa foi contactada pelo Estado espanhol para destacar alguns dos seus efetivos. O objetivo? Apoiarem os agentes espanhóis para garantirem a segurança da infanta enquanto esta está em solo português.
Não que seja uma preocupação para a irmã da princesa Leonor, mas quanto custa esta vida académica da infanta Sofia na capital portuguesa? De acordo com a revista 'Nova Gente', só a residência onde a filha mais nova dos reis de Espanha está instalada custa cerca de 13 mil euros por ano, mais concretamente pode variar entre 9880 e 13520 euros. As contas fazem-se tendo em conta que o custo mensal ronda os 1000 euros (entre 190 e os 260 euros por semana).
Mas há outros valores a juntar ao que é gasto no pagamento da residência, nomeadamente os da alimentação, cuja estimativa aponta para uma despesa entre 1500 e 2600 euros por ano. A mesma publicação refere um seguro de saúde que corresponde a uma despesa anual de 325 euros, mais o passe, para a infanta se deslocar nos transportes públicos, que pode chegar aos 400 euros por ano.
E porque a vida de uma jovem estudante, mesmo da realeza, não é só livros e aulas, há ainda que contabilizar despesas relacionadas com os tempos livres da filha dos reis espanhóis, como idas ao cinema, ao teatro, a museus ou ao ginásio, por exemplo, falando-se em valores entre 1300 e 1950 euros anuais.