“Na minha família ninguém gosta de Letizia, as infantas nem a podem ver, dividiu-nos a todos, monopolizou o príncipe, até o afastou da mãe. A minha casa é um desastre", este terá sido um desabafo feito por Juan Carlos a um dos seus amigos mais próximos quando Felipe casou com Letizia.
Desabafo esse que foi revelado no livro 'A solidão da Rainha' de Pilar Eyre. Já mais recentemente no livro de memórias do próprio Juan Carlos, 'Reconciliação', o rei admite que a ex-jornalista da TVE "não ajudou à coesão das nossas relações familiares", admitindo ainda que entre ele e a nora há um "desacordo pessoal." Esta é a primeira vez que que o rei emérito assume a relação fria que tem com a rainha Letizia.
Agora, Pilar Eyre, escritora, jornalista e especialista em assuntos da realeza, vem revelar na revista 'Lecturas' que questionou uma das suas fontes – próxima de Juan Carlos – se o desentendimento entre sogro e nora aconteceu logo quando Felipe a apresentou à família. "O que mais incomodava o rei não era o facto de Letizia ser divorciada ou de ter uma origem humilde, mas sim o fato de ela ser jornalista. Ele tinha medo de que sua vida privada fosse exposta por causa dela! Temia que ela contasse a outros jornalistas os seus casos extraconjugais e avisou o seu círculo mais chegado para manter silêncio perto dela. Alertou também para o facto de Letizia monopolizar todas as conversas e de se achar a mais esperta", respondeu essa fonte a Eyre.
A jornalista da 'Lecturas' revela ainda que quis também saber junto dessa mesma fonte se era Juan Carlos que fazia sair notícias sobre as operações plásticas e suposta anorexia de Letizia. "Ela achava que sim, e o clima foi ficando cada vez mais insuportável; no fim, eles deixaram mesmo de falar." Essa mesma pessoa relata um episódio a que assistiu durante um almoço na Zarzuela: "Um dia, quando fiquei para o almoço, o rei, farto e entediado, atirou: 'Letizia, todos sabemos que és quem mais sabe sobre tudo, mas será que poderias deixar os outros falar pelo menos uma vez?'"
Terá havido uma altura que Juan Carlos, ao assistir a uma reportagem onde estavam Letizia e Felipe, este não se coibiu de criticar a nora por mexer demasiado as mãos: "Repararam como ‘ela’ mexe as mãos? Vou mandar dar-lhe uma malinha ou algo assim, para que não passe o dia todo agarrada ao Felipe ou fazendo aquele movimento giratório com as mãos", terá dito Juan Carlos diante de vários amigos. Para horror de todos os presentes – menos para o então rei de Espanha – Letizia ouviu tudo.
Mas eles, sogro e nora, conviviam muito? Quis saber Pilar Eyre. "Não, de todo. Nunca os vi trocar mais do que algumas palavras, e acho que o rei nunca esteve no que ele chamava ‘a casinha na pradaria’ [o 'Pabellón del Príncipe', um palacete localizado dentro do complexo do Palácio da Zarzuela onde viviam Felipe, Letizia e as filhas]".
Este amigo chegado de Juan Carlos, e também de Pilar Eyre, admite que Letizia não teve de todo a vida facilitada quando casou com Felipe. "Ninguém a ajudou, e ela cometeu muitos erros sem querer", terá confidenciado esta fonte que contou mais episódios em que a atual rainha foi humilhada às mãos do sogro.