A vida "secreta" de Joana, a filha querida de Pinto da Costa, que sempre foi protegida no FC Porto... e que agora tem o futuro incerto
Joana Pinto da Costa tem uma relação especial com o pai, mas nem sempre os dois estiveram em sintonia... por causa das namoradas de Jorge Nuno Pinto da Costa.
Joana Pinto da Costa sempre teve as portas do FC Porto abertas. A filha do ainda presidente dos Dragões tem um percurso profissional que está intimamente ligado ao clube, onde já fez várias coisas. Até já trabalhou para o Porto Canal.
A relação de Joana com o pai sempre foi muito próxima, mas os dois já se zangaram algumas vezes por causa das namoradas de Pinto da Costa. Joana sempre foi muito protetora e não gostava da atitude de algumas, como de Fernanda Miranda, de quem chegou a ser amiga mas de quem depois se afastou. Quem ela não podia ver à frente era Carolina Salgado, a mulher por quem Pinto da Costa acabou o casamento com a mãe de Joana, com quem depois se voltou a casar.
Pinto da Costa tem dois filhos. Alexandre, fruto do seu primeiro casamento, e Joana, que nasceu da relação com Filomena Morais, a mulher com quem o líder portista se casou duas vezes.
Joana é licenciada em Gestão Desportiva e integra desde 2011 a estrutura do clube na área do marketing, tendo vindo a ser uma aposta do clube. Em entrevista à 'Caras' falou sobre os vários projetos desenvolvidos para o FC Porto e também uma oportunidade que teve, no passado, para brilhar como apresentadora do Porto Canal.
Mãe de três filhos, nos últimos anos Joana tem estado mais dedicada à família, com os respetivos períodos de licença de maternidade, mas segundo a The Mag conseguiu apurar, continua a manter as suas funções na estrutura do marketing do FC Porto, algo que dificilmente manterá com a chegada de Villas-Boas ao poder.
Desde que se licenciou que Joana passou a ter um posto de trabalho no clube do pai, sendo que toda a sua carreira profissional foi passada no FC Porto. Agora, terá necessariamente de lançar mãos à obra para encontrar um novo desafio longe daquela que sempre considerou uma segunda casa. "Dediquei-me ao trabalho e no Futebol Clube do Porto sinto-me segura. As pessoas conhecem-me, alguns desde pequenina, e existe uma grande amizade", já fez saber em entrevista sobre o seu trabalho no FC Porto. "Há muita gente preocupada, muitos 'compadres' que vão perder os tachos. Foram muitos anos, já estava na altura", destaca uma fonte ao The Mag.
Alexandre Pinto da Costa também foi associado muitas vezes a negócios com o FC Porto. O empresário estará de costas voltadas com o pai, alegadamente por desavenças nesses mesmos negócios.
Depois de ter excluído o filho, de 59 anos, do evento que serviu para assinalar a sua recandidatura ao FC Porto, Pinto da Costa voltou a deixar Alexandre de fora dos momentos mais importantes da sua vida. No lançamento do documentário sobre a sua vida... Alexandre voltou a não estar presente.
"A zanga é tão grave como a do passado", explica uma fonte, recordando a célebre discórdia entre pai e filho, que durou mais de dez anos. Os dois tinham feito as pazes em 2011 e, desde então, tudo parecia correr bem, mas negócios relacionados com o clube e questões relacionadas com dinheiro acabariam por afastá-los novamente e, agora, os mais próximos temem que a zanga seja total e definitiva. "Chatearam-se por causa de negócios e dinheiros. E não há uma solução à vista", acrescenta a fonte.