- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Surpresa

Com suspeita de AVC, Pedro Benevides nas urgências: "Vómitos, tonturas, desequilíbrio a andar..."

Foi chamado o INEM que levou o jornalista da TVI para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Depois, por lá, deu-se uma descida "ao inferno"
Por FLASH! | 29 de junho de 2025 às 11:13
Pedro Benevides foi levado para o hospital após suspeita de AVC Flash
Pedro Benevides no hospital após suspeita de AVC Flash
Pedro Benevides, jornalista da TVI, recebe assistência médica hospitalar Flash
Pedro Benevides foi assistido no hospital após queixas de saúde. Flash
Pedro Benevides, jornalista da TVI, foi levado para o hospital após queixas. Flash
Pedro Benevides enfrenta suspeita de AVC e é levado para o hospital Flash
Pedro Benevides, jornalista da TVI, recebe assistência médica urgente Flash
Pedro Benevides foi levado para o hospital após suspeita de AVC Flash
Pedro Benevides, jornalista da TVI, foi levado para o hospital após suspeita de AVC Flash

"Do inferno ao paraíso possível, as minhas 18 horas no Hospital de Santa Maria", é assim que começa o desabafo e relato feitos por Pedro Benevides na sua conta de Instagram. O jornalista da TVI teve de ser levado para as urgências após a suspeita de estar a ter um AVC, como o próprio revela.

pub

"Quinta, ao fim da tarde. Vómitos, tonturas, desequilíbrio a andar. Chamada para o SNS24. Ambulância. Urgências, pulseira amarela, primeiro despiste de suspeitas de AVC. Entro na sala dos 'amarelos' e desço ao inferno de que tanto falei nas notícias, sem o conhecer de perto. Gritos. Idosos que caem das macas. Acompanhantes a prestar cuidados a estranhos porque faltava outro apoio. E a impotência — a de quem espera e a de quem trabalha com tão pouco para tantos", descreve Pedro Benevides.

E assume: "O tempo custa a passar. Faltam profissionais. Faltam condições. E sobra cansaço, revolta e um sistema à beira do colapso. Mas ali estão eles: médicos, enfermeiros e auxiliares a aguentar o barco no meio da tempestade — insultados, esgotados, mas ainda de pé. E antes que este olhar pareça o de um privilegiado, quero esclarecer que sou frequentador do SNS. As minhas 3 filhas nasceram nele. Sempre fui bem tratado no centro de saúde. E sei que o privado também já não dá resposta a tudo."

pub

O jornalista da TVI prossegue o relato: "Felizmente, não era AVC. Era o ouvido interno — inflamação do nervo vestibular, responsável pelo equilíbrio. [...] Quando passo para Otorrino, o cenário muda. Corredores calmos, equipa incansável, mais exames e fisioterapia para reaprender a andar - literalmente, reaprender a andar e a mexer os olhos e a movimentar a cabeça, enquanto esta estranheza for o meu normal."

E termina Pedro Benevides: "18 horas. Saí de lá com medicação, cuidados, plano de recuperação e uma bússola interna a precisar de realinhamento. Agora em casa, não tenho dúvidas: o SNS tem de mudar, urgentemente. E mesmo assim - imperfeito, exausto, mas incrivelmente humano -, continua a ser um porto seguro", elogia. 

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub