_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Drama

Condenado pela morte e mutilação do cronista social Carlos Castro, Renato Seabra vive dias difíceis nos EUA e mantém a esperança de regressar a Portugal

O antigo modelo Renato Seabra foi codenado a 25 anos de prisão pelo crime ocorrido em Nova Iorque, a 7 de janeiro de 2011.
07 de agosto de 2023 às 13:02
Renato Seabra Flash
Renato Seabra Foto: Lusa
Renato Seabra Foto: Lusa
Renato Seabra Foto: Lusa
Renato Seabra Foto: Lusa
Renato Seabra Foto: Lusa
Renato Seabra Foto: Lusa

Renato Seabra tem atualmente 33 anos de idade, cumpre pena de 25 anos de prisão nos EUA, no estabelecimento de alta segurança Clinton Correctional Facility (CCF), condenado pela morte do cronista social Carlos Castro, em 2011, num quarto de hotel em Nova Iorque, num crime particularmente violento.

Renato Seabra só sairá da prisão em 2036. Só nessa data a pena será revista. A mãe do antigo modelo luta para que o filho cumpra o resto da pena em Portugal mas a lei norte-americana não o permite, uma vez que o sistema judicial dos EUA obriga que o homicida cumpra os 25 anos na prisão e, em Portugal, quando estão cumpridos cinco sextos da pena, o condenado pode sair em liberdade condicional.

pub

No CCF, Seabra "trabalha na confeção de roupas e ajuda na missa", revelou Hernâni Carvalho na SIC em 2019 e recebe, visitas de familiares e amigos três a quatro vezes por ano. São dias difíceis, de solidão e depressão. Em 2013, a jornalista Marta Dhanis escreveu uma carta a Renato Sebra a solicitar uma entrevista. O ex-modelo recusou mas acabou por responder à jornalista, a descrever pormenores sobre os dias passados na prisão.

"Eu aqui tenho dias que vou abaixo, choro, começo a pensar na pena que tenho de fazer, no sofrimento que a minha família tem, nos sonhos que tenho, mas que se tornaram tão difíceis de acreditar (…) Enfim, tantas coisas. Tento manter-me ocupado, ler, trabalhar, ver televisão. Mas, sabes… há dias que me sinto tão deprimido que não me apetece fazer nada", escreveu, citado pela CMTV há pouco anos.

pub

"Nesta idade que as pessoas fazem planos para a vida, eu somente posso rezar e pedir a Deus para fazer um milagre e reduzir a minha sentença. Se Deus quiser, vai acontecer algo de bom. Tem de se ter fé", escreveu ainda Renato Seabra. Nas cartas que trocou com Marta Dhanis, o antigo modelo fala da importância da família e dos amigos nestes anos de grande dificuldade. "Por aqui, há dias muito difíceis. Nesses dias, rezo muito. Peço ajuda a Deus, releio cartas da minha família e amigos. Sabes.. tenho uma grande mãe que me apoia muito (…) Tenho algumas pessoas com quem falo, mas passo mais tempo sozinho".

pub

Renato Seabra não perde a esperança de regressar a Portugal em 2036, depois de cumprir 25 anos na prisão e quando a Justiça norte-americana vai decidir se ele pode regressar a casa, em liberdade condicional, ou se continuará detido nos Estados Unidos.

Renato Seabra e Carlos Castro mantinham uma relação e faziam vida a dois. Durante uma viagem a Nova Iorque, os dois terão tido uma brutal discussão que acabou com Renato Seabra a matar e mutilar com um saca rolhas o cronista social Carlos Castro. Tudo aconteceu a 7 de janeiro de 2011.

Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub