Depois as lágrimas e da grande fragilidade física e emocional, milhares de pessoas unem-se em torno de Marcos Bastinhas
Dália Madruga, mulher do toureiro, reage à onda de amor que surgiu depois do marido ter admitido a sua imensa luta contra uma grave depressão."Ontem foi um dia intenso. Carregado de emoções, reflexões e, acima de tudo, coragem. Falámos sobre saúde mental – um tema que ainda assusta muita gente, mas que precisa, urgentemente, de ganhar espaço nas nossas conversas", estas são as primeiras palavras de Dália Madruga após a ida do marido, e dela própria, ao programa 'Dois às 10' da TVI para assumir diante das câmaras a dura luta que está a travar contra uma "grave depressão".
A antiga apresentadora da RTP prossegue nesta sua reação: "O meu marido tomou a difícil, mas nobre decisão de partilhar publicamente que está a atravessar uma depressão. Não foi fácil. Mas foi um ato de coragem. Um gesto de amor, não só por ele próprio, mas por todos aqueles que, em silêncio, podem estar a viver algo semelhante e não sabem como pedir ajuda", enaltece.
A mulher de Marcos Tenório Bastinha está convencida de que falar pode ser o primeiro passo para a cura: "Acreditamos que falar é o primeiro passo. E que ninguém deve sentir-se envergonhado por estar doente – seja física ou emocionalmente. As doenças existem. A dor existe. E esconder não cura."
"O amor e apoio que recebemos foi algo que nos tocou profundamente. Ficámos sem palavras. E é esse amor que nos dá forças para continuar. Porque juntos, em comunidade, podemos – e devemos – normalizar a saúde mental. Torná-la acessível. Descomplicada. Sem tabus", mostrou-se agradecida com a imensa onda de amor que nasceu em torno do marido.
E termina: "Hoje, seguimos com o coração mais leve e a certeza de que partilhar é também transformar. Se este gesto ajudar nem que seja uma pessoa a procurar ajuda, já valeu a pena. Cuidem de vocês e dos que estão à vossa volta. Falar salva vidas."