Diretores à lupa: Toy tece elogios a José Eduardo Moniz e deixa alguns recados a Cristina Ferreira... e não se fica por aí
O cantor é uma das figuras mais requisitadas pelas nossas estações de televisão e por isso tem uma visão privilegiada sobre o panorama nacional.
O cantor Toy, 59 anos de idade, é presença assídua nos três canais generalistas, RTP, SIC e TVI. Está bem assim e por isso não quer ouvir falar em contratos de exclusividade. "Essa é para a minha mulher, e já é bom!", graceja sobre o assunto. Mais a sério, garante que nem se fosse pago a peso de ouro. "Isso é uma castração. A minha liberdade não tem preço", defende em entrevista à TV Guia.
Essa ligação às estações de televisão permite-lhe um olhar mais incisivo sobre as atuais direções. Frontal na análise, Toy aceita o desafio de uma leitura à lupa de cada um dos "patrões" das generalistas. Deixa elogios e também alguns recados.
Sobre José Eduardo Moniz, o cantor aponta os lados de estratégia e inteligência do homem forte da TVI. "Também é um estratego, um homem com muita experiência. É rato, no bom sentido da palavra. No semblante dele, nota-se que é uma pessoa que não dorme. Faz lembrar, com todo o respeito, aquele que está a tomar conta das ovelhas e que parece que está a dormir, mas está a ver tudo. É um homem inteligente", avalia Toy em declarações à TV Guia.
Ainda na mesma casa, o cantor destaca o lado emotivo de Cristina Ferreira, a quem deixa alguns recados: "Impulsiva, não considero que seja uma estratega de televisão. Faz as coisas mais por sentimento. É emocional, talvez por ser mulher. Quando acha que uma coisa é assim, vai para a frente, mesmo que lhe digam que não é aquele o caminho. É dona das suas ideias e isso, às vezes, é maléfico."
Na RTP, Toy refere a timidez de José Fragoso: "Na minha modesta opinião, é tímido, pouco ousado. Agora, já percebeu, com o programa 'Taskmaster' e a novela 'Pôr do Sol', que essa ousadia lhe foi bastante positiva." E na SIC, não esconde a amizade com Daniel Oliveira: "É um amigo também, com uma visão forte do que é fazer TV. É daqueles que fica no seu canto calado, mas muito observador. Na minha opinião, percebe muito bem como é que se deve comandar um canal, em termos de estratégia. É um estratego."