O Papa ainda agora chegou e já Marcelo Rebelo de Sousa é criticado pela forma como cumprimentou Francisco
O Presidente da República foi a primeira pessoa a dar as boas-vindas ao Sumo Pontífice à sua chegada ao nosso País.
Marcelo Rebelo de Sousa aguardava, esta manhã, 2 de agosto, a chegada do Papa Francisco no aeroporto militar do Figo Maduro, em Lisboa. Foi ele a primeira figura de Estado a cumprimentar Sua Santidade quando ele saiu do avião que o trouxe de Itália para Portugal, onde vai participar na Jornada Mundial da Juventude.
Mas a receção esfuziante do Presidente da República ao Sumo Pontífice já está a gerar uma onda de críticas, já que Marcelo Rebelo de Sousa abanou várias vezes os braços do Papa: "O senhor [o Papa] já deve estar a precisar de fisioterapia", "Na minha perspectiva, o nosso presidente ia desmontando o Papa" ou "Exatamente o que pensei quando vi as imagens. Tive um colega do qual todos fugiam com medo do cumprimento que deixava todos magoados e desorientados… Marcelo é igual".
Mas há mais: "Espero que tenham colocado números nas " peças ", para voltar a montar", "O ti Marcelo quase que parte os braços a sua santidade...", "Que mania horrenda tem o nosso Presidente de abanar as pessoas!", "Tive pena do Papa hoje à sua chegada a Portugal quando foi cumprimentado pelo Marcelo; ia deslocando os braços ao Santo Padre", "O Marcelo abana o homem todo... Ainda parte a cadeira, braços, etc", "Mais um bocadinho o Papa ficava sem braços" e "Tanta despesa e o Papa quase que tinha de regressar a casa com alguma peça fora do sítio".