- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
surpresa

Onda de apoio para Carolina Deslandes após revelar que o filho sofre de perturbação do espectro do autismo e ainda não fala

"Que o exemplo do Santiago, luz da nossa vida, inteligente perspicaz, criativo e especial, muito especial, possa servir para toda a gente por várias vertentes", disse ainda Diogo Clemente, o companheiro da cantora.
01 de outubro de 2019 às 11:02
Carolina Deslandes Foto: Instagram
Carolina Deslandes, filhos Flash
Carolina Deslandes, filhos Flash
Carolina Deslandes Flash
carolina deslandes, diogo clemente, filhos, relação, Santiago Foto: D.R.
carolina deslandes, santiago Flash
carolina deslandes, santiago Flash
carolina deslandes, santiago Flash
carolina deslandes, santiago Flash
carolina deslandes, santiago Flash

Carolina Deslandes surpreendeu os seus 580 mil seguidores das redes sociais ao revelar esta segunda-feira que Santiago, o filho mais velho, sofre de uma perturbação do espectro do autismo.

pub

Ontem quando subi ao palco não disse nada do que queria dizer. Acho que há momentos da vida em que nos faltam as palavras, e é essa a beleza disto tudo. Ainda assim, ficou um vazio. Há 1 ano e meio que digo para mim, que se algum dia estiver numa posição de ser ouvida por muita gente e poder fazer a diferença, vou falar sobre este assunto. Nunca o fiz, nunca o fizemos. A semana passada quando gozavam e ridicularizavam a Greta pela sua maneira "estranha" de falar, pensei em pronunciar-me e mais uma vez não o fiz. Hoje acordei e pensei que não quero falhar ao meu filho, e acima de tudo, não quero falhar às tantas crianças "estranhas" que são catalogadas e postas de lado numa sociedade que se debruça pouco ou nada sobre aquilo que não conhece. O Santiago sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive. O autismo continua a ser visto como um problema. Algo que torna as pessoas diferentes e esquisitas. Pois eu olho para o Santiago e acho que os esquisitos somos nós. Com o nosso filho entendi que as palavras são o meio mais fácil de comunicar, mas não o mais bonito. Ainda sem falar, o Santiago já me disse os mais bonitos poemas, já me mostrou cores no mundo que eu não sabia que existiam, já me disse que me amava ao roçar o seu nariz no meu e ao encostar a cabeça no meu peito. Ve-lo superar-se a cada dia, vê-lo partilhar e crescer é um privilégio. E eu hei-de estar sempre lá na primeira fila, a aprender tudo o que ele quer ensinar. O nosso filho é especial. Não no sentido prejurativo, mas no sentido mais completo e literal que existe : é a criança mais especial que conheço. É um mundo com mundos por dentro. 1 em cada 9 crianças sofre de uma perturbação do espectro do autismo. É urgente criar meios de integração no nosso ensino, é urgente informar as pessoas sobre isto, é urgente a inclusão. Sejam bondosos com os caminhos dos outros. Eles passam por ruas que nós não imaginamos. ??

A post shared by Carolina (@carolinadeslandes) on

"Ainda sem falar, o Santiago já me disse os mais bonitos poemas, já me mostrou cores no mundo que eu não sabia que existiam, já me disse que me amava ao roçar o seu nariz no meu e ao encostar a cabeça no meu peito", escreveu a cantora, acrescentando ainda: "É a criança mais especial que conheço. É um mundo com mundos por dentro".

pub

Este é o meu comandante. Leva tudo à frente com os olhos, manda no mundo, nos passaros, junta flores e faz novas, corrige a forma como as folhas dançam na água e ensina-me todos os dias a magia que está escondida dentro destas coisas e que eu não via. A Carolina já disse tudo acerca da perturbação do espectro do autismo do Santiago. Considerámos muito importante falar disto. É algo tão normal nas nossas vidas como todas as outras. Que o exemplo do Santiago, luz da nossa vida, inteligente perspicaz, criativo e especial, muito especial, possa servir para toda a gente por várias vertentes. Por quem olha para o espectro do autismo como uma doença e não como um processo de desenvolvimento ou um filtro diferente de ver a vida. Por quem olha para o seu filho com questões de desenvolvimento e por conflito interior não se sente bem em aprofundar este cuidado. Mas acima de tudo por quem tem a responsabilidade de notar que 1 em cada 9 crianças é-lhes diagnosticada perturbação do espectro do autismo e que estes numeros precisam de ver multiplicada a sua atenção por parte do serviço nacional de saúde. Que não se entenda de forma agressiva nem despulte más energias este apelo. É para construir, desenvolver com perseverança e cuidado para o bem de quem mais precisar. Nós cá vamos sendo uns privilegiados por termos um astro a iluminar as nossas vidas e a salvar-me deste lugar tantas vezes ingrato e agressivo que é o mundo e a guardar-me com todo o amor e sabedoria dentro dos seus olhos. Como diz a mãe no meu tema favorito, nos seus olhos moram cores e oceanos, moram cores de outras vidas, de outros planos. É o Santi, o meu comandante.

A post shared by Diogo Clemente (@diogoclementemusic) on

pub

Luís Borges, que é pai de Bernardo, que é portador de trissomia 21, escreveu: "Somos uns sortudos por termos filhos especiais nas nossas vidas".

Diogo e Carolina são ainda pais de Benjamim, de 2 anos, e de Guilherme, de 9 meses.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub