Nova vida! Virgílio Castelo junta família com a pandemia
O ator, de 68 anos, ficou feliz com os dois confinamentos em casa, porque, subitamente, ele, a mulher as duas filhas mais novas criaram laços nunca vistos. "Passámos a dar atenção uns aos outros".
Os dois confinamentos que Portugal viveu desde março de 2020 tornaram a família de Virgílio Castelo mais unida. O ator, de 68 anos de idade, casado com Maria Lucena, de quem tem duas filhas, Violeta e Sancha, conta que o drama da pandemia "uniram mais a família": "Normalmente, temos umas vidas muito díspares. Além disso, com filhas de 17 e 12 anos, era difícil, mas, quando chegou o confinamento, subitamente, alterámos as rotinas e passámos a dar atenção uns aos outros", desabafa o ator da novela 'A Serra' à 'TV Guia' desta semana. "Algo que ainda se mantém, embora não como naqueles meses dramáticos. Mas também não podemos ser idealistas. Agora, criámos hábitos, fazer coisas em comum que não tínhamos antes e que prosseguimos, sobretudo com a Violeta, que é mais velha", acrescenta.
Com duas filhas adolescentes, Virgílio Castelo, também a brilhar no cinema, com o filme 'Terra Nova', e no teatro, com a peça 'O Homem da Amália', começa a preocupar-se seriamente com o futuro delas. "Estou mais do que preparado para a Violeta atingir a maioridade. O que é mais difícil neste processo é que nunca nos deixamos de preocupar com o futuro", confessa o ator à mesma revista. "A única coisa que tenho a certeza, e que não me faz confusão, é que provavelmente as duas vão trabalhar no estrangeiro. Sei que parece duro, mas já me comecei a preparar. É melhor assim: não necessitam de ficar à espera de trabalho cá. Podem bater as asas. Isto apesar de faltar uns anos à Sancha."
A interpretar Sebastião, em 'A Serra', da SIC, o velho galã confessa que só vê a novela "de vez em quando": "Raramente vejo as coisas que faço. Vejo os primeiros episódios, para tentar corrigir, mas depois acho uma armadilha um ator ver-se. O ator, quando se vê, tem tendência para corrigir aquilo que não gosta dele e isso não é, necessariamente, aquilo de que o público não gosta. Ou seja: assisto só para ver se está conforme o pretendido, mas depois deixo de o fazer."