Teresa Guilherme revela: "Chamaram-me burra, básica, dona de casa..."
A apresentadora da CMTV não esquece as ofensas que lhe foram dirigidas.Teresa Guilherme é um dos rostos mais conhecidos dos portugueses e a sua já longa carreira em televisão é uma das mais respeitadas. Contudo, os primeiros tempos em que começou a aparecer frente às câmaras revelaram-se muito difíceis de gerir para a apresentadora.
É a própria que recorda as duras críticas que lhe fizeram quando começou a carreira na RTP: "Chamaram-me burra, básica, dona de casa… disseram-me tudo”, recordou Teresa numa conversa com Andreia Rodrigues no programa da SIC 'Estamos em Casa'.
Tinha na altura 35 anos e nunca pensou ser apresentadora, pois trabalhava nos bastidores na área de produção. O desafio de saltar para a frente das câmaras acabou por lhe cair no colo de forma um tanto inesperada e depois de como produtora ter apresentado a ideia de um formato dedicado ao universo feminino. Só que a proposta não acolheu a devida autorização para avançar.
Contudo, Teresa Guilherme não desistiu da ideia e apresentou-a de seguida a José Nuno Martins. O então director de Programas Musicais e Recreativos na RTP acabou por lançar uma contraproposta: o programa teria de ser diário, em direto… e apresentado por ela própria.
A comunicadora assumiu nesta conversa que não estava nada à espera deste desafio: “Eu pensei: mas eu não sou apresentadora, eu nem sei dizer ‘olá, boa tarde.’”. Só como não é de desistir nem virar costas às dificuldades, comprou uma câmara de vídeo e começou a treinar em casa.
“Experimentei tudo. Mais alegre, mais séria, mais sensual… passava horas a tentar perceber como devia falar”, recordou. E foi com todo este empenho que nasceu o 'Eterno Feminino' que deu a conhecer o rosto e espontaneidade de Teresa Guilherme. “Convidaram-me para ser como eu sou. Então fui eu”, explicou acreditanto que esta terá sido a chave para o seu sucesso.