Tramado pelo escândalo, José Castelo Branco vê fugir-lhe a última oportunidade na TVI... que o podia salvar
José Castelo Branco desespera, a viver de caridade em casa da amiga Marluce e a ter de vestir roupas emprestadas. Arrastado pelo processo de violência doméstica, socialite vê o seu nome 'banido' na TVI.
Sem trabalho e sem dinheiro, José Castelo Branco, de 61 anos de idade, anda de cabeça perdida com perda de rendimentos. Com os bens pessoais 'bloqueados' pelo padrasto, Roger Basile, e a perda de contratos após surgir a queixa por violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein, de 95 anos, o marchand d'art desespera, a viver de caridade em casa da amiga Marluce, ex-mulher de Carlos Cruz, e a ter de vestir roupas emprestadas.
Logo após ter rebentado a polémica, nos primeiros dias de maio, Castelo Branco enfatizou que precisava de trabalhar para se manter em Portugal. "Eu vou ter que trabalhar. Nem que seja para ir para um McDonald’s, eu vou ter que manter-me em Portugal por uma razão: eu não vou deixar a Betty, não vou abandonar a Betty", garantia no 'Jornal Nacional', da TVI.
Aliás, as presenças televisivas foram uma forma do socialite conseguir fazer face às primeiras dificuldades, assim que se viu afastado de Betty e de todos os seus pertences, guardados nas sete malas Louis Vuitton que tinha deixado à responsabilidade da então amiga Marcella Fernandes, a empresária da noite com quem acabou por se incompatibilizar. Em menos de 24 horas deu três entrevistas à TVI, pelas quais terá cobrado 7 mil euros.
A televisão seria assim a 'tábua de salvação' do antigo marchand d'art para enfrentar estas semanas de tormenta. O seu nome chegou a ser avançado para fazer parte do novo reality show do canal de José Eduardo Moniz, 'Dilema', que tem estreia marcada para o verão e apresentação de Manuel Luís Goucha.
Mas José Castelo Branco acabou 'tramado' pelo processo de violência doméstica, que está a correr na Justiça portuguesa. "Está fora de questão ele participar em ‘Dilema’", garante fonte da produtora Endemol à TV Guia. "Noutras circunstâncias, era um nome a ter em conta. Assim, não", acrescentou a mesma fonte à revista.
'Dilema' é um jogo inspirado no original francês que vai arrancar com duas equipas mas apenas um dos concorrentes sairá vencedor. O prémio final são 50 mil euros. Dinheiro que daria muito jeito a José Castelo Branco nesta fase da vida. Curiosamente, 50 mil euros é o valor que o socialite alega ter em numerário nas famosas malas que continuam retidas, alegadamente, pelo enteado, Roger Basile, a quem Castelo Branco terá interposto uma queixa-crime.
Recorde-se que foi na televisão, em particular nos reality shows da TVI, que José Castelo Branco ganhou muito dinheiro. 'Quinta das Celebridades', em 2004, '1.ª Companhia, em 2005, ou 'Circo das Celebridades', são apenas alguns dos formatos em que o socialite participou, com a vitória na 'Quinta'.