
Depois de alguns dias 'a apagar fogos', a andar de avó em avó, de primos em primos, por causa da época das festas, Mafalda Vilhena, de 49 anos de idade, vai entrar num período de descanso. "Tenho de me começar a preparar, pois regresso em breve ao trabalho. Janeiro traz coisas boas", promete à 'TV Guia' a atriz de 'Por Ti' (SIC), que ainda não quer dizer que projeto é.
Um ano que, aparentemente, será mais fácil, já que o marido, Pêpê Rapazote, de 52 anos de idade, vai estar em Portugal. "Ele veio do Brasil antes das festas, mas a nossa ideia é puxá-lo cada vez para mais perto de Portugal, sabendo todos os desafios que existem. É mais fácil para todos se estiver cá. Ele é muito preciso, embora não falte a nenhuma data importante. Foi uma coisa que acordámos e tem sido cumprido à letra", garante à mesma revista Mafalda. "Falam-me desta data, mas acho que o que pode chegar é a menopausa", diz, a rir. "Na minha profissão, uma pessoa não pensa nisso, ou não deve. Trabalha com o que tem", recorda a atriz, revelando que não vai fazer plásticas, porque tem "pavor a agulhas".
No final de 2022, a filha mais nova de Mafalda, Leonor, completou 13 anos. "Estava toda contente, porque já pode ser horrível", conta a atriz, a rir: "Ela diz que agora pode ser horrível porque já é oficialmente adolescente. Ainda que a irmã mais velha não tenha sido. Mas diz que quer ser, embora eu não acredite. Sei que é a brincadeira, mas fica o aviso."
A estrela de 'Por Ti' garante que tanto Leonor como Júlia, de 16 anos, ainda precisam de si: "Por um lado, é bom, por outro, é mau. Embora já sejam um bocadinho independentes, em especial a mais velha, eu ainda sou precisa, em especial como motorista. Ainda precisam muito de mim, especialmente na parte do colo, que, confesso, lhes vou dar até morrer. É a parte fundamental quando se cresce. Não há outra hipótese."
Se Mafalda Vilhena recebe elogios por estar em boa forma, eles devem-se unicamente a uma coisa. "São as caminhadas com o cão. Porque não faço mais nada", jura a atriz, que, quando fizer 50 anos (24 de abril), admite começar a fazer "aquelas massagens XPTO": "Aí é que vão ver…", termina, bem-disposta.