
Fábio Lopes era uma figura proeminente na televisão, na rádio e no digital quando decidiu investir num sonho, o de deter uma equipa de futebol, que acreditava conseguir alcançar os campeonatos profissionais. Com a casa em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, o Villa Athletic Club teve um início auspicioso, conseguindo recrutar alguns jogadores outrora primodivisionários, e tudo parecia encaminhado para um projeto promissor.
Porém, o que sucedeu na realidade foi muito diferente daquilo que Conguito, o seu ‘nom de plume’ no meio artístico, imaginava. Muito pouco depois da casa de partida, os fundos escassearam e com isso surgiram os salários em atraso, levando a que o treinador da equipa Meyong alegasse que vários jovens estavam com dificuldades financeiras fruto do falhanço do projeto, tendo alguns deles sido ajudados por Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, com mantimentos e utensílios, para conseguirem sobreviver condignamente.
Acusado de "destruir a vida" (citando o guarda-redes da equipa, Francisco Pardana) aos elementos que o iriam ajudar a concretizar a sua ambição, Conguito foi o alvo da indignação popular e encarado como vilão no espaço público. Foi mesmo "apertado" pelos seus jogadores à porta da Mega Hits, estação de rádio onde era animador.
Como resultado da inépcia financeira que demonstrava, o clube desistiu oficialmente das competições após somente duas partidas oficiais e Conguito exilou-se: a sua voz deixou de ser ouvida na rádio e a sua cara cessou de surgir em televisão, tendo sido substituído como repórter do ‘The Voice’ por Catarina Maia.
Agora, passados seis meses, o locutor de 28 anos decidiu colocar um ponto final neste seu período de hibernação e reapareceu, com um regresso a uma casa que lhe é muito familiar. A Mega Hits anunciou esta semana a estreia de um novo podcast por si conduzido, ‘The Listening’, cujos episódios serão disponibilizados todas as terças-feiras.
Fica por saber qual será a reação do público a este retorno e se Conguito conseguirá recuperar o prestígio e popularidade que perdeu com o ‘flop’ do projeto Villa Athletic Club, cujos jogadores já conseguiram quase todos dar um novo rumo à sua carreira: efetivamente, dos 12 elementos do plantel listados no site ZeroZero, apenas um não terá encontrado clube até à data de hoje.