
Na próxima novela da TVI, 'Cacau', José Condessa, de 26 anos de idade, dá vida a mais um jovem galã. Habituado a estes papéis, o ator diz, a rir, em exclusivo à 'TV Guia', que são para "contrastar" com o que faz no teatro, onde é sempre "muito mauzinho": "A verdade é que esta personagem que estou a fazer tem uma densidade diferente. Uma alegria que não tenho habitualmente noutras personagens, os tais heróis, que são sempre muito sofridas."
José Condessa dispensa rótulos. Apesar de fazer muitos papéis onde sobressai a sua sensualidade (como no filme 'Estranha Forma de Vida'), assume não ter paciência para que lhe chamem sex symbol: "Percebo que nós vivemos da imagem e claro que percebemos que, às vezes, interessa essa imagem para alguns projetos, mas isso não nos pode definir como ator. Anseio muito ficar feio, estropiado, gordo… Nós, em Portugal, não temos é tempo para criar essa estranheza."
Mal acabe de gravar a novela 'Cacau', em janeiro, o ator parte para a segunda temporada da série 'Rabo de Peixe', da Netflix. "Vou fazer tudo de seguida", assegura à mesma revista José Condessa, acreditando que vai estar "morto depois disso": "Ainda para mais, tenho uma peça de teatro pelo meio."
Às vezes, o ator não sabe como coordena tudo e, por isso, "é difícil de existir como Zé no meio disto tudo". "Algures nesta panóplia de coisas, consigo equilibrar-me, mas sei que vou ter cada vez menos espaço para mim", confessa, encolhendo os ombros e tentando remar contra a maré: "Nem que seja ir ao cinema sozinho ou não fazer nada e estar em casa no sofá a ver uma série. Ou então a jogar à bola. O importante é arranjar forma de aliviar o stresse diário."
Solteiro desde o fim do longo namoro com Bárbara Branco, e, julho, José Condessa falou pela primeira vez da relação com Daniela Melchior, atriz portuguesa a brilhar em Hollywood: "Acho-a uma mulher extraordinária, somos amigos há muitos anos. Sempre tivemos esta amizade, percebo que agora, por estar solteiro, chame mais atenção, mas não há nada entre nós..."