Margarida e António José Seguro conheceram-se numa discoteca em 1994. Passadas algumas semanas, começaram a namorar e, em 2001, casaram. “A minha mulher é muito bonita, por dentro e por fora. Apaixonámo-nos à primeira vista e passadas umas semanas estávamos a namorar. Somos diferentes, mas completamo-nos bem. É especial para mim”, elogiou o Presidente eleito.
Natural das Caldas da Rainha, Margarida Maldonado Freitas, 53 anos de idade, mantém-se à frente do negócio de família, gerindo atualmente duas farmácias na cidade. Apesar da entrada do marido em Belém, como o novo Presidente da República, garantiu que continuará ativa profissionalmente e apenas marcará presença em compromissos oficiais quando a exigência do Estado o justificar. “A Margarida entende que não há cargo de primeira-dama em Portugal. Continuará a gerir a sua vida profissional e estará presente apenas quando necessário”, explicou o novo Chefe de Estado.
Além da vida pública, Margarida alia tradição e modernidade. Participará em eventos diplomáticos, como jantares de receção a outros chefes de Estado, promovendo produtos portugueses e práticas sustentáveis. Culturalmente aberta, revela gosto musical diverso e pluralidade: recentemente confidenciou apreciar artistas como Slow J, defendendo que todos os que valorizam a língua portuguesa têm o seu espaço.
Nos momentos de lazer, Margarida dedica-se ainda à quinta que a família possui na Beira Interior, onde António José Seguro plantou várias castas de uvas para produzir vinho próprio, numa homenagem ao pai. Um projeto pessoal que continuará, mesmo constrangido com as novas responsabilidades oficiais.