YARNYS: como uma retrosaria com 60 anos de história criou uma marca jovem de crochet
A YARNYS é uma nova marca portuguesa que está a trazer o crochet de volta às mãos de uma nova geração. Jovem, criativa e focada no prazer do trabalho manual, a YARNYS nasceu em outubro de 2025 como um projeto que traz ao presente a Retrosaria Morão (Sacavém, Loures), uma das retrosarias mais antigas do país com 60 anos de história e gerida pela mesma família há três gerações.
A marca foi fundada pelo casal Joana Pereira Coutinho e Pedro Morão Prior, que decidiram transformar o legado familiar numa experiência completamente nova: caixas mensais de crochet com projetos e materiais surpresa e fios vintage cuidadosamente selecionados, muitos deles vindos diretamente do inventário histórico da Retrosaria Morão.
“Vivemos numa época em que estamos sempre a olhar para um ecrã e a correr de um lado para o outro. A YARNYS nasce como um convite para abrandar, criar com as mãos e redescobrir o prazer de fazer algo só pelo processo”, explica Joana. “É também a forma de fazer chegar às gerações mais novas o trabalho da minha família, transformando a nossa retrosaria num conceito moderno, acessível e inspirador”, acrescenta Pedro.
A YARNYS foi pensada para quem procura um hobby criativo longe dos ecrãs, para quem quer aprender crochet do zero e nunca soube por onde começar, ou para quem já faz crochet e gosta de ter constantemente desafios e materiais novos. As caixas incluem tudo o que é necessário para completar cada projeto - desde os fios às agulhas, acessórios como tesouras e marcadores de pontos e manuais passo a passo feitos para os dois níveis (iniciantes e avançados).
Apesar de recente, a adesão foi imediata e nos primeiros 2 meses quase 400 projetos foram enviados para casa dos “crocheteiros” YARNYS. Em breve vai ser criada uma comunidade de crochet, onde as pessoas poderão partilhar os seus projetos, conquistas e dificuldades. A marca quer continuar a crescer e ajudar centenas de pessoas em Portugal a reencontrarem uma forma de relaxar, desenvolver um hobby criativo e sentir que fazem parte de algo especial.
“Queremos mostrar que o crochet não é coisa do passado. É bonito, terapêutico, moderno e profundamente humano. E está ao alcance de todos!”, sublinha Joana.
Com projetos mensais limitados, fios exclusivos e uma narrativa construída em torno da herança familiar, a YARNYS promete marcar presença na cultura craft portuguesa e inspirar muitas pessoas a trocar o scroll infinito por um momento de calma criativa.