
É uma cena absolutamente inédita. Em plena Casa Branca, centro do poder norte-americano, o presidente dos EUA recebe, com o seu vice, o líder da Ucrânia. Quando Zelensky está a descrever a forma de atuação de Putin e o risco que os próprios americanos correm ao apoiar o ditador russo, primeiro JD Vance, vice-presidente, e depois o próprio Donald Trump contrariam, calam, censuram e, por fim, expulsam, o visitante que ali estava para debater a paz.
Nas primeiras horas, falou-se em humilhação de Volodymyr Zelensky, mas, na verdade, foi um ato de bullying diplomático em direto. Nos últimos dias, depois da tomada de posse do novo presidente norte-americano, temos todos assistido a inúmeras situações a que jamais imaginávamos assistir. Uma cena de gritaria como esta, que correu mundo e que chocou os ocidentais e os democratas, é um autêntico salto quântico no surrealismo que estamos todos a viver nas relações internacionais.
São as imagens do ano.
Audiências
A Subir
Emanuel Macron
Em Lisboa e no Porto, passeou o novo prestígio francês, adquirido com a postura firme contra o presidente norte-americano.
A Subir
Volodymyr Zelensky
A postura na Casa Branca foi digna de um general guerreiro. Fez da Sala Oval o seu Forte Alamo. Foi um xeque ao rei poderoso.
Neutro
Luís Montenegro
Rodeado pelos seus ministros, anunciou mudanças na empresa, confirmando que ainda é o proprietário. O tema está longe de ficar encerrado.
Programação
Festa da Taça
A RTP fez um grande negócio com a Taça de Portugal. Esta semana, transmitiu dois jogos que atingiram os tops, e garantiu mais quatro partidas com Benfica e Sporting. Tem ainda a possibilidade de alcançar o bónus supremo, com um dérbi a fechar a época, no Jamor. Dificilmente poderia correr melhor.
Informação
Intervalos
A nova estratégia da SIC é ter intervalos curtos no jornal, e mais intervalos. Em Portugal, com uma paisagem televisiva tão rica, cada intervalo é uma oportunidade de zapping. Mais tarde ou mais cedo, a SIC vai ter de abandonar esta estratégia. Cá estaremos quando isso acontecer.