
Não há como negar: a seleção nacional continua a ser uma das principais e mais fortes marcas em Portugal. Na semana passada, a RTP1 transmitiu em direto dois jogos contra a Dinamarca. Tratava-se de uma eliminatória da Liga das Nações, o que, não sendo uma prova irrelevante, longe disso, ainda não é das competições mais mobilizadoras. O primeiro jogo foi quinta-feira, dia de semana.
Juntou uma audiência média de 2 milhões e 45 mil espectadores, com 38,4% de share. Três dias depois, domingo, segunda mão, e com prolongamento. Naquelas mais de duas horas e meia de televisão, o canal 1 da RTP conseguiu agregar mais de 2,5 milhões de portugueses, o que representa cerca de 45% de share.
Como resultado destas transmissões, a estação pública foi a mais vista nos dois dias referidos, superiorizando-se largamente à SIC e à TVI. Duas vitórias cada vez mais raras no espectro televisivo nacional. Quando se vê a vibração dos adeptos, quando se verifica que o calendário das famílias se reorganiza para estarem frente à televisão, quando se toma boa nota do envolvimento emocional do País, percebe-se facilmente a razão pela qual a seleção nacional continua a ser essa marca forte. Um dos principais produtos televisivos em Portugal.
Audiências
A Subir
Cláudio Ramos
A forma como foi promovido o regresso do ‘Big Brother’ mostra que o seu apresentador é cada vez mais um trunfo de peso para a estação.
A Subir
Isabel Silva
O que está a fazer com o entretenimento da RTP aos sábados à tarde mostra que tem bastante qualidade como apresentadora. Ainda não tinha dado nota deste sucesso, aqui lhe fica feita esta justiça.
A Subir
Nuno Markl
O ‘Taskmaster’ já não tem o efeito novidade que marcou a chegada a Portugal, mas a estreia de nova temporada prova que é bom reforço para a grelha da RTP1, porque disputa a liderança.
Programação
Moniz resistiu
Com muitos ajustes de grelha, a TVI lá consegue ganhar o mês de março. Porém, o avanço sobre a SIC será o mais pequeno desde março do ano passado. Abril chega com o regresso do ‘Big Brother’. Com um mínimo de competência no casting, o reality show será suficiente para assegurar a liderança do canal 4.
Informação
Quase absoluto
A noite eleitoral na Madeira confirmou o que as sondagens diziam – PSD de Miguel Albuquerque à beira da maioria absoluta. Atenção reforçada da RTP ao escrutínio, como sempre acontece nas regionais. Desta vez, porém, a RTP3 interrompeu a emissão para ir ao futebol da seleção. Opção discutível no serviço público.