
Vendo bem as coisas, a extraordinária coincidência de tudo se ter passado enquanto decorria, ali bem perto, a chamada Web Summit, uma autêntica feira de computadores e de vaidades, apenas reforçou a intensidade da história. Mas não era preciso um tão certeiro paradoxo para ficar a nu a metáfora trazida por este drama humano. Em Lisboa coexistem vários mundos, muitas vezes a poucos metros de distância uns dos outros, e tão opostos como a água e o azeite.
Uma mulher de pouco mais de 20 anos, que encontra habitação na rua, ou numa tenda improvisada, dá à luz um bebé que, de imediato, abandona no caixote do lixo. O bebé é encontrado por dois outros sem-abrigo, que resgatam o pequeno ser e chamam as autoridades, em busca de uma redenção metafórica que acaba, miraculosamente, por acontecer. Alguém, num passadiço próximo, com vista para este palco da tragédia, capta o momento em vídeo, numa intensidade operática.
Por que razão ninguém terá perguntado quem era o autor daquelas imagens? Por que razão o seu autor não terá aparecido, e explicado como conseguiu captar o momento? Percebeu que decorria ali um drama? Bem mais simples é a presença de Marcelo, numa visita ocorrida no dia seguinte. O Presidente sempre se afirmou como presidente de todos os portugueses. Visitar aquele sem-abrigo cumpriu essa missão.
CRISE SEM PRECEDENTES
Sábado foi o pior dia do ano para a TVI24, com 0,9% de share. Juntas, a TVI e a TVI24 tiveram apenas tanta audiência como a RTP1. A TVI24 está a caminho da irrelevância, e, neste momento, nem o chefe da Informação, de férias na Argentina, lhe pode valer. Provavelmente são as férias com o pior timing do Mundo.
MÍSTER DO BRASILAs imagens, os sons e o sentimento que nos chega do Brasil indicam que o treinador do Flamengo ganhou um estatuto incomparável na pátria do futebol. Ouvir o cântico ao "míster" nas bancadas do mítico estádio do Maracanã é uma experiência única, que enche de orgulho até os que não ligam muito ao futebol. E a festa dos títulos ainda nem começou...
SAI DO CAMPO, ENTRA NA HISTÓRIA
Este é o momento em que CR7 sai por uma porta dos fundos do estádio de Turim. Já se jogava há 54 minutos e 43 segundos de um jogo que ficará na memória por causa desta imagem. O treinador da equipa retira o jogador português do campo e entra na História por ter substituído Ronaldo duas vezes seguidas. O momento tem um peso dramático para o futebol. Sem Ronaldo, o jogo nunca mais será o mesmo, e vai ser preciso reaprender a gostar da modalidade. Para CR7, pode ser a porta de saída do futebol, ou a porta de entrada para a História. Só o tempo dará o real significado a esta imagem dolorosa.
JUDITE SOUSA
A primeira vez que me cruzei com ela foi num elevador da 5 de Outubro, antiga sede da RTP. Ela tinha acabado de apresentar o 'Telejornal', já era uma estrela, e eu era um estagiário acabado de chegar, apanhado desprevenido por aquele encontro. Perguntei-lhe se tinha corrido bem, e ouvi um, na época, incompreensível "assim-assim". Simples, humilde. Judite merece acabar a carreira no ativo, na "sua" RTP.