
Nem 'Big Brother', nem Mundial de clubes, nem eventos ao fim de semana, como o Festival da Comida do fim de semana passado. Nada traz a grelha da TVI de volta à vida. Nem os sucessivos formatos de comédia ou de entretenimento, que sucessivamente vão sendo testados após o jornal. Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida, nomeadamente à hora de almoço, e, aqui e ali, com algumas investigações.
A TVI está naquela fase difícil das organizações em que tudo parece correr mal. Com tantas as experiências, com as várias aquisições de produtos televisivos, e com as múltiplas tentativas de criação de eventos mediáticos, era de prever que julho representasse o início da recuperação. Nada disso. Julho terá uma vantagem ainda maior da SIC sobre a TVI, que se encaminha para o pior mês do ano.
Aos poucos, a estação de Queluz de Baixo parece resignar-se à posição de segundo classificado. Será que os responsáveis do canal já deram o ano por perdido e procuram soluções para 2026? A desistência da TVI de lutar contra a SIC, numa altura que a empresa de Balsemão está com enormes dificuldades financeiras, é um fracasso que talvez um dia ainda venha a ser descodificado.
Informação
Crítica Putinista
O jornalista Pedro Bello Moraes perdeu a paciência com um dos generais simpatizantes de Vladimir Putin que comentam regularmente a guerra na CNN Portugal, desculpando todas as atrocidades do autocrata. A opção do canal é livre e não justifica mais análise – a sentença dos espectadores é suficiente. Já a atitude de Bello Moraes merece nota. Contrariou a imparcialidade e criticou as opiniões do seu convidado. Percebe-se a saturação, mas essa crítica devia ser feita na sede própria – reuniões de edição, no interior da redação. Nunca no ar. Isso só o prejudica, e à estação.
Programação
‘Big Brother’
É cada vez mais difícil acertar no casting para os reality shows. As estações ora apostam num grupo de pessoas mais sérias, ora se viram para figuras de folclore, ora misturam uns e outros, acreditando que a síntese possa fazer milagres. As receitas vão alternando entre os diversos modelos, à velocidade dos fracassos sucessivos. Talvez o problema do ‘Big Brother’ seja a necessidade de deixar o formato em pousio, como já esteve, durante alguns anos, após o fim do primeiro consulado de Moniz, até ser recuperado por Felipa Garnel, um pouco antes da pandemia.
A Subir
Futebol feminino - RTP-1
O Europeu não correu bem, mas a seleção nacional feminina mostrou que também agrega boas audiências.
A Subir
Márcia Rodrigues - RTP-3
‘Janela Global’ é um formato de qualidade sobre os temas internacionais, que valoriza a antena da RTP-3.
A Descer
Ana Paula Martins - Ministra da Saúde
Esteve meses em silêncio. Quando decidiu falar, arrastou entrevistas intermináveis da SIC para a SIC Notícias, com uma multidão de pessoas em estúdio. O que tinha a dizer perdeu todo o impacto. Os políticos andam mal aconselhados e com dificuldade em comunicar.