'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Quem vai ganhar? 

Do lado da SIC, os ajustes na grelha têm resultado, com a aposta nas novelas turcas, durante a tarde, a serem a maior surpresa.
13 de março de 2025 às 07:00
Daniel Oliveira
Daniel Oliveira

À saída do primeiro terço do mês de março, um conjunto de dificuldades da TVI, em conjugação com algumas decisões certeiras da SIC, reabriram o duelo pela liderança. Já aqui tínhamos previsto que os sucessivos falhanços da estação de Moniz nas novelas poderiam criar entraves sérios ao ciclo de triunfos do canal 4. Ora, a essa sucessão de falhanços na ficção junta-se o regresso das dificuldades na informação, que chegou a dar sinais de que estava no bom caminho, mas retrocedeu.

Do lado da SIC, os ajustes na grelha têm resultado, com a aposta nas novelas turcas, durante a tarde, a serem a maior surpresa. As novelas de horário nobre batem-se cada vez melhor, o que permite, aliado à força do ‘Jornal da Noite’, manter o controlo sobre o grosso do horário nobre. Depois, a estação reagiu bem à saída de Marques Mendes, rentabilizando o regresso de Araújo Pereira à sua melhor forma, o que possibilitou manter a competitividade aos domingos.

Por fim, o concurso clássico liderado por César Mourão, e com o nome de ‘Tudo em Família’, sábado à noite, na SIC, tem sido um sucesso. Uma escolha muito pouco previsível no universo SIC, que permitiu ao canal 3 ganhar no dia do ‘Festival da Canção’. Em suma: a maior parte das armas está do lado da TVI, até pela maior capacidade de fugir ao controlo de custos. Mas os que davam por adquirido o fim do ciclo de Daniel Oliveira na SIC precipitaram-se, e março está em aberto, até porque estão a chegar as novas apostas, como o ‘Casados à Primeira Vista’, com Diana Chaves.

Agarremo-nos aos sofás: o duelo pela liderança entre os generalistas vai regressar. Como sempre, quem ganha é o espectador.

Programação

Em Família  

Em Portugal, todos os formatos cujo título inclui a expressão “em família” têm uma vantagem competitiva na televisão generalista. O concurso liderado por César Mourão, e que tem uma estrutura muito simples, está talhado para ser um sucesso no difícil horário de sábado à noite.

A honesta frugalidade do programa sobrepõe-se ao reality-show da TVI, numa prova de que os espectadores estão cansados de experimentalismos, e estão cada vez mais disponíveis para modelos tão clássicos quanto possível.

Informação

Crise política  

Eis que o modo-política volta a tomar conta dos canais de informação, à boleia da crise e da eventualidade de eleições antecipadas. Aos programadores, fica um alerta relevante: o excesso de política pode divorciar um pouco os espectadores dos canais de informação, que vivem uma era dourada. 

A Subir

Fernando Mendes

“Só se fosse louco abandonaria um programa destes”. Numa semana em que recebeu o título de comendador da República, das mãos de Marcelo, deu uma entrevista onde volta a provar que a humildade é a marca dos fortes.

Neutro

Diana Chaves

Expectativa no regresso da apresentadora ao ‘Casados à Primeira Vista’. Neste caso, o sucesso seria um marco relevante na sua carreira, pelo que significaria para a SIC.

A Descer

Manuel Luís Goucha

Dificuldades no controlo das tardes, mas a concorrência das novelas turcas é muito desigual. Tem sido abandonado injustamente pela estação.

Saber mais sobre

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável