'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper

Notícia

Viver e Morrer em Gaza

Jornalismo de qualidade superlativa, que não se rende perante as dificuldades
20 de agosto de 2025 às 09:32
Crianças vivem inferno diário com hospitais destruídos em Gaza
Crianças vivem inferno diário com hospitais destruídos em Gaza

São retratos de uma realidade tão dolorosa que, sem documentos desta qualidade, continuaríamos a ter dificuldade em acreditar que está a ocorrer no mundo em que habitamos, neste século XXI. À sexta-feira à noite, o jornalista Alfredo Leite tem agora um novo projeto de alta relevância, no canal NOW. Torneou a proibição de entrar em Gaza com a recolha de material através de um produtor no local. Com essas imagens, conta as histórias reais do sofrimento atroz da população. Jornalismo de qualidade superlativa, que não se rende perante as dificuldades, e move mundos e fundos para contar uma história relevante. Foi assim que conhecemos uma mãe palestiniana que tem dois dos seus filhos deficientes a agravar as dificuldades da fome que afeta toda a família. Como é mulher, nem sequer pode acorrer aos poucos locais de distribuição de ajuda alimentar. Ela só sonha com uma trégua que coloque fim à guerra e possibilite recuperar uma nesga de normalidade para a sua vida. Foi também devido a este projeto que vimos a história de um outro rapaz, cego, que é o elemento masculino da família em melhores condições para procurar alimento, mas que regressa a casa sem nada, depois de batalhar por entre as multidões famintas e desesperadas que tentam alcançar alguma comida. Perante o fracasso, copos de água com sal bem diluído são a única forma de disfarçar a fome de crianças e adultos. ‘Viver e Morrer em Gaza’ justifica a exceção na minha regra de não falar de projetos em canais nos quais estou envolvido. O leitor entenderá a relevância. Veja, que vale a pena.

Nota: O programa em causa foi emitido sexta-feira, dia 1 de agosto, às 23h30, no NOW. 

Informação

Todos os fogos

Se é verdade que a recorrência dos fogos mostra a falência do Estado, a cobertura jornalística nos canais de informação mostra como Portugal continua a ter na comunicação social um conjunto de instituições que respeitam a coesão nacional. Mais uma vez, a onda de calor trouxe incêndios devastadores de Norte a Sul do País, e as televisões responderam à necessidade de levar informação aos portugueses desamparados, cobrindo tudo em todo o território nacional, sem exceção. Grande aplauso a todos os canais de informação.

Programação

Júlia Pinheiro

Através da revista ‘Boa Onda’, ficámos a saber que vai regressar aos reality shows,14 anos depois de estar à frente de ‘Peso Pesado’. No outono, teremos o grande trunfo da SIC, cujo nome de trabalho é ‘Aldeia do Amor’, entregue a Júlia Pinheiro. É uma aposta segura, uma das mais sólidas à disposição do canal, e garante um último trimestre competitivo, última barreira entre a SIC e a vitória no ano de 2025. A acontecer, será um descalabro que vai obrigar a TVI a mudar a empresa profundamente.

A Subir

Calema

Entram pela porta grande no ‘The Voice’, trazendo um espírito novo ao programa da RTP, por troca com Nininho Vaz Maia.

A Subir

Supertaça

Mesmo no verão, o futebol continua a ser o grande atrativo de multidões televisivas. O Sporting-Benfica juntou mais de 2 milhões de espectadores.

A Descer

José Fragoso

Nem a Supertaça impediu a RTP-1 de ficar abaixo dos 10% de share em julho, um dos piores resultados nos últimos anos.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável